Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Miranda do Douro: Bairro Comercial Digital vai projetar o comércio local

 Miranda do Douro apresentou a 24 de julho, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, um projeto que tem por finalidade modernizar as lojas comerciais, através de uma presença digital, que vai proporcionar aos clientes, uma maior comodidade e agilidade, com o acesso a informação sobre que produtos e serviços existem na cidade.


A sessão de apresentação realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro e teve como principais destinatários os empresários e comerciantes locais.

Na apresentação do projeto, Celeste Costa, da consultora Margem, enfatizou que as trocas comerciais apenas presenciais estão “obsoletas”, isto é, esse modelo de negócio está ultrapassado.

“Hoje em dia, a atividade comercial faz-se também através do digital, com a mostra dos produtos e serviços através das plataformas tecnológicas. Atualmente, esta componente digital é diferenciadora e por isso, a adesão ao Bairro Comercial Digital é uma oportunidade para as empresas se adaptarem ao mundo digital”, disse.

Dando como exemplo, os setores do mobiliário e dos têxteis, a responsável da consultora Margem, explicou que com a presença digital, os comerciantes da cidade de Miranda do Douro vão entrar no mercado global.

“Os empresários vão ter a oportunidade de mostrar e exportar os seus produtos e serviços para todo o país e também para o estrangeiro. Com o digital o alcance de público é infinitamente maior”, disse.


Em Miranda do Douro, a implementação do Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” vai decorrer ao longo de 24 meses e incide em quatro áreas: a digitalização dos processos comerciais, tornando-os mais modernos e eficientes; a expansão dos negócios locais, através da venda online de produtos e serviços; o aumento da visibilidade do negócio com novas estratégias de marketing; e a conexão das ruas com rede Wi-Fi, para aproximar comerciantes e clientes.

Na prática, a criação do Bairro Comercial Digital implica uma melhor cobertura da rede wifi pública, assim como a divulgação de informação e de conteúdos do bairro, em mupis e outdoors digitais, que vão ser instalados na área do bairro comercial.

Na cidade de Miranda do Douro, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” vai ser implementado nos estabelecimentos comerciais, localizados nas ruas: 25 de Abril, do Mercado, 1º de Maio, das Arribas, do Penedo Amarelo, Largo da Pousada e Largo da Moagem.

O projeto inclui ainda a criação de um website e uma aplicação móvel (app) do bairro, bem como uma plataforma de e-commerce destinada à criação de um Marketplace, através do qual o público poderá realizar visitas virtuais às lojas comerciais.

Sobre a adesão dos empresários e comerciantes ao projeto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, indicou que nesta fase inicial “ainda há algum desconhecimento”, mas acredita na participação dos associados.

“O Bairro Comercial Digital é uma grande mais valia para o comércio da cidade de Miranda do Douro. Entretanto, a implementação do projeto é um caminho que vai exigir o compromisso e a participação dos comerciantes, na disponibilização regular dos seus produtos e serviços nas plataformas digitais, na decoração das montras, entre outras responsabilidades.

A implementação do projeto vai exigir ainda a contratação de um gestor do Bairro Comercial Digital, que terá como tarefas estabelecer o contacto com os empresários aderentes, assegurar a execução das ações de apoio aos comerciantes, assim como a monitorização dos dados recolhidos.

Na perspetiva do empresário, Emanuel Soares, a grande vantagem do Bairro Comercial Digital, em Miranda do Douro, é a maior visibilidade dos produtos e serviços locais e a conquista de mais clientes.

“Através da internet, os comerciantes de Miranda do Douro vão poder mostrar e vender os seus produtos e serviços para todo o mundo! O comércio local precisa muito desta alavancagem e estou convencido de que o setor vai beneficiar com o bairro comercial digital”, disse.

Entre os produtos e serviços locais que poderão ter maior procura no Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, o jovem empresário indicou os produtos originários da região. Entre estes produtos, destacam-se o fumeiro, a doçaria tradicional, o vinho, o azeite, a carne, o artesanato, os workshops de língua mirandesa e as danças dos pauliteiros, assim como os passeios na natureza e o turismo em espaços rurais.

No âmbito da implementação do Bairro Comercial Digital, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, indicou que as ruas e lojas vão tornar-se mais atrativas para o público, com a instalação de elementos decorativos e identitários da região.

“Com a implementação do Bairro Comercial Digital queremos que Miranda do Douro seja uma cidade inovadora, com futuro e que atraia cada vez mais visitantes. Para destacar a nossa identidade, gostaria que os elementos decorativos nas ruas do bairro digital e também nas lojas comerciais fizessem referência aos elementos identitários da nossa terra, como são a língua mirandesa, a capa d’honras e as raças autóctones”, indicou a presidente da Câmara.

A criação do bairro “La Nubre an Miranda” resulta de um trabalho conjunto entre a ACIMD e a Câmara Municipal de Miranda do Douro e dispõe de um investimento de 700 mil euros, proveniente do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Realce-se que o bairro “La Nubre an Miranda” foi um dos 50 projetos aprovados em todo o país.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário