Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de julho de 2024

OS FIDALGOS - BRAGANÇA - Família Figueiredos – IV - Família Figueiredos Sarmentos - Família Fonseca Pinto

 Família Figueiredos – IV

D. MARIA LOPES DE MORAlS, instituiu, em 5 de Dezembro de 1673,um morgadio com capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Casou com Francisco de Figueiredo Sarmento. Não teve descendência e legou este morgadio a seu marido (ver 6º em Doutéis, de Bragança).
FRANCISCO DE FIGUEIREDO SARMENTO, administrador deste morgadio,que o legou a:
FRANCISCO XAVIER DA VEIGA CABRAL, fidalgo da Casa Real, governador da vila de Bragança (ou cidadela), filho de D. Maria de Figueiroa, sobrinha de Francisco de Figueiredo Sarmento, filha de António da Ponte Galego e de D.Maria Nogueira, neta de Domingos da Ponte Galego, general de artilharia da província de Trás-os-Montes, e casada com Sebastião da Veiga Cabral, mestre de campo general, governador da mesma província (132).

Família Figueiredos Sarmentos

PEDRO JOSÉ SOARES DE FIGUEIREDO SARMENTO, tenente-coronel de infantaria de Bragança, governador da nova Colónia, com patente de brigadeiro, em 1763, onde esteve até 1775, casou no Rio de Janeiro e faleceu em Lisboa em Junho de 1776, deixando uma filha única.
Era filho de Aleixo José Soares de Figueiredo Sarmento e de D. Rosa Maria Teresa de Sousa Pimentel, irmã de Lázaro José de Figueiredo Sarmento, alcaide-mor de Bragança.
Neto paterno de Pedro Soares de Figueiredo Sarmento, cavaleiro da Ordem de Cristo, coronel de infantaria, e de D. Perpétua de Figueiredo, filha de Francisco da Silva Barreto, fidalgo da Casa Real (filho de Domingos Nunes de Morais, capitão-mor de Paçó, e de D. Maria da Silva, filha de Francisco da Silva Barreto, capitão-mor de Paçó), e de D. Perpétua da Rocha Figueiredo, que era neta de Gaspar da Silva, capitão-mor de Vinhais, e de D. Isabel de Morais, filha de Rodrigo de Morais (o Indiano), natural de Tuizelo.
Segundo neto paterno de Aleixo Soares e de D.Maria de Buitrão Soto Maior, filha de Sebastião de Figueiredo Sarmento, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão de cavalaria, e de D. Mariana de Buitrão Soto Maior (133), aos quais nos referiremos na Árvore Genealógica dos Figueiredos, da Quinta de Arufe.

Família Fonseca Pinto

AGOSTINHO JOSÉ DA FONSECA PINTO, bacharel, filho do doutor Agostinho José da Fonseca, professo na Ordem de Cristo, professor de filosofia em Bragança, natural de Faria, termo de Barcelos, e de D.Mariana Albina de Lima Pinto, do Porto, nasceu em Bragança a 26 de Março de 1825. Era neto materno de Miguel José Pinto Castelinho, natural de Alfândega da Fé, major de artilharia, director do trem do ouro e das obras militares da cidade do Porto.
Casou, em 1850 com D. Adelaide Felisbina de Mesquita Antas, natural de Outeiro(134).
----------
(132) BORGES, José Cardoso – Descrição Topográfica da Cidade de Bragança, notícia XI, «Dos Morgados», § 13, fol. 298 (mihi).
(133) PINTO, D. Bento – Caderno de Árvores de Costado.
(134) Museu Regional de Bragança, maço Casamentos, Outeiro.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário