Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de julho de 2024

Santulhão: 22 empreendedores vão apresentar projetos inovadores

 Em Santulhão e no âmbito das festas de verão, vai realizar-se de 5 a 10 de agosto, o evento Pecha Kucha, uma iniciativa que convida pessoas empreendedoras, naturais da região, a apresentarem as suas ideias e projetos num curto espaço de tempo, com a exibição de 20 slides e a “falar menos e mostrar mais”.


O evento foi inspirado no conceito japonês, criado em 2003, segundo o qual, cada orador faz a sua apresentação num tempo máximo de seis minutos e 40 segundos.

“Esta dinâmica obriga a apresentar o projeto de um modo resumido. Com esta rigorosa gestão do tempo há depois espaço a perguntas, o que propociona uma maior interação entre o orador e o público”, explicou Francisco Lopes, da Comissão de Festas de Santulhão.

Esta é a primeira vez que um evento desta natureza se realiza na localidade e o objetivo é dar visibilidade a pessoas naturais de Santulhão e de outras localidades vizinhas, que se destacam em alguma área profissional e académica.

Na perspetiva de Francisco Lopes, as 22 pessoas convidadas são exemplos de resiliência e de aposta no interior do país.

“Estas pessoas, pela sua capacidade de trabalho e de inovação, são fundamentais para a dinamizar a economia local e ao mesmo tempo são inspiradores para a fixação de outras pessoas nesta região”, enalteceu.

Em Santulhão o evento vai contar com a participação de Paulo Rosário (Cogumelos do Planalto), César Rodrigues (Bardo – Queijo de Cabra Bio), Jones Casimiro (Cenários), Elisabete Rodrigues (Património e Turismo), Claúdio Rosário (PINTA), João Alves (GeoParque Terras de Cavaleiros), Ana Antunes (Construção em Terra), José Ferreira (Palombar), Alfredo Cordeiro (Agricultura Biológica), Alice Tavares Costa (Reabilitação Urbana), Gracinda Rodrigues (Gestão de Águas), Francisco Pavão (Azeites), Carlos Prada de Oliveira (Minas de Argozelo), Carina Machado Lopes (Estratégias de Desenvolvimento Local), António Henrique (Ginãstica de Manutenção), Francisco Bruçõ (Termas de Vimioso), Claúdia Costa (Fotografia), Francisco Cordeiro Alves (Pedagogia), Isabel Fernandes (Chestwine Tanino Enológico), Jorge Afonso (Casa do Joa), Isabek Rodrigues (Museologia) e Paulo Preto (Música).

O Pecha Kucha é uma iniciativa organizada pela Comissão de Festas, que conta com o apoio da freguesia de Santulhão.

Nas instalações da freguesia, o público tem ainda a oportunidade de visitar a exposição de fotografia “Retratos de Santulhão”, cuja inauguração ocorre a 4 de agosto.

«A par da exposição, vão ser exibidos vídeos sobre as “Histórias da Terra e das Gentes de Santulhão” e um documentário sobre tradição local da apanha da azeitona. Com a realização destas atividades culturais queremos proporcionar uma variada oferta cultural à população local e aos emigrantes que regressam nesta altura do ano”, disse.

Segundo Francisco Lopes, as fotografias “Retratos de Santulhão” podem ser adquiridas pelo público e o valor da venda destina-se à angariação de verbas pela Comissão de Festas deste ano.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário