Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Mário Cláudio ganhou Prémio da Lusofonia Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada à Cinta

 Prémio foi entregue este domingo, no âmbito das comemorações do centenário da morte de Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada à Cinta, onde tem raízes.


Mário Cláudio, de nome verdadeiro Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nasceu em 1941, no Porto. É formado em Direito e já recebeu várias distinções, entre elas o Prémio Pessoa.

O escritor vê esta distinção como um estímulo e um recordar de memórias:

“Por um lado um prémio é sempre um estímulo para o nosso trabalho e tratando-se de um prémio que tem um grande patrono da nossa literatura, ainda mais me toca. Mas há outros elementos, eu tenho uma ligação afetiva muito forte a Freixo de Espada à Cinta, onde passei férias na infância e adolescência e, portanto, isso é um fator que acresce à alegria que sinto”.

O prémio tem como curadora Avelina Ferraz que considera que o trabalho do escritor é indiscutível:

“A escolha dos premiados tem como base a vida e a carreira literária de Guerra Junqueiro e Mário Cláudio é indiscutivelmente um grande escritor português, atento a tudo aquilo que se passa à sua volta, com uma qualidade muito grande na literatura, na sua escrita e, portanto, não poderia deixar de ser uma escolha para o prémio”.

O Prémio da Lusofonia Guerra Junqueiro distingue escritores de países do PALOP. O objectivo é que a língua portuguesa seja o veículo para a cidadania e para unir os 9 países onde a língua é falada.

Conta com o apoio da Câmara de Freixo de Espada à Cinta. A vice-presidente, Ana Luísa Peleira, realça a importância da iniciativa:

“Vai celebrar e validar que a cultura e a escrita são veículos em representação da liberdade, mas também celebra a lusofonia e uma construção de memória colectiva e, por isso, para Freixo de Espada à Cinta reveste-se de uma importância vital, porque marca também o panorama nacional cultural”.

Este ano, no âmbito das comemorações do centenário da morte de Guerra Junqueiro foi ainda criado o Prémio Novos escritores, que visa destacar os jovens. A vencedora é Sara Parada, através do pseudónimo ‘Iris Serena’. A distinção é entregue também este domingo. Houve nove participações.

Informação CIR (Escrito por Brigantia)
Crédito Fotografia: CM de Freixo de Espada à Cinta

Sem comentários:

Enviar um comentário