Nascido no concelho de Freixo de Espada à Cinta e com raízes em Ligares, desde cedo que Guerra Junqueiro se destacou enquanto defensor das causas sociais, das injustiças e da corrupção. Foi sempre um extremo promotor da defesa da educação, da liberdade e da democracia.
O gosto pela arte e pela literatura levaram-no a ser considerado como um dos maiores e melhores da sua geração, um legado que ficará para sempre impregnado na literatura, na cultura e na sociedade portuguesa.
O seu amor pela Terra Natal e as suas memórias de infância ficaram também plasmadas nas obras literárias com que presentou o País e o Mundo, sobretudo "Os Simples".
Em 2023 assinalou-se o Centenário da sua morte e Freixo de Espada à Cinta foi, a par de Municípios como o Porto, Lisboa e Viana do Castelo, um dos grandes impulsionadores e defensores da memória de Guerra Junqueiro, tendo realizado e continuando a promover, até final de 2024, diversas iniciativas culturais neste âmbito, com o objetivo de assinalar e perpetuar este marco histórico, assim como de honrar a memória e homenagear a vida e obra de Guerra Junqueiro.
Hoje recordamos o nascimento de Guerra Junqueiro, uma figura ímpar e imortal, um símbolo literário e cultural nascido no concelho de Freixo de Espada à Cinta e um nome incontornável do Mundo, que perdurará para sempre na memória de todos como um dos maiores poetas/escritores da literatura portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário