Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Miranda do Douro celebrou Dia da Cidade com inaugurações e distinção de personalidades

 O município de Miranda do Douro celebrou ontem o Dia da Cidade com a inauguração de obras no valor de cerca de um milhão de euros e o reconhecimento a personalidades que contribuíram para a afirmação deste concelho.


“Das obras em destaque fica a requalificação da Escola EB 1, a ampliação do cemitério municipal e passeio pedonal e miradouro das arribas do rio Douro, sendo que duas destas obras contaram com financiamento e com a satisfação de colocar estes equipamentos ao dispor da população”, explicou à Lusa a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.

Durante o dia, o município, no distrito de Bragança, procedeu à entrega da Chave de Cidade ao ex-líder do PSD Rui Rio, à coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e ao ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Nuno Santos Félix, “devido ao envolvimento destes três políticos na luta das Terras de Miranda pela cobrança dos impostos relativos à concessão das seis barragens transmontanas por parte da EDP à elétrica francesa Engie”.

A nível local, a autarquia agraciou quatro personalidades locais com ligações à cultura e a economia de Miranda do Douro: Manuel Ferreira (pintor), Adelaide Monteiro (escritora de língua mirandesa), Celina Pinto (diretora do Museu da Terra de Miranda) e o empresário espanhol David Velasco, ligado ao setor dos cruzeiros ambientais no Douro Internacional.

Outros dos momentos da celebração foi a submissão oficial da candidatura ao Registo Nacional do Património Cultural Imaterial dos rituais ancestrais com máscara do Solstício de inverno.

Foi ainda apresentado o último álbum em língua mirandesa das aventuras de Astérix e Obélix, com o título em mirandês de “La Spadanha Branca”, tradução de “O Lírio Branco”, da autoria de Carlos Ferreira e Thibaut Ferreira.

“Estes dias são importantes porque estamos a comemorar os 479 anos da elevação de Miranda do Douro à categoria de cidade e a cultura mirandesa”, vincou a autarca social-democrata.

As cerimónias foram presididas pelo secretário de Estado da Administração Local e do território, Hernâni Dias, que deixou um louvor aos mirandeses por manter vivo o seu património cultural e a sua resiliência em prol das suas gentes na luta pela justiça fiscal, através da recuperação dos impostos a que tem direito, sobre a concessão das barragens.

Em 10 de Julho de 1545, D. João III eleva Miranda do Douro à categoria de cidade, passando a ser a primeira diocese de Trás-os-Montes (por bula do Papa Paulo III de 22 de maio de 1545).

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário