Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Município de Miranda submete hoje candidatura das “Festas de Rituais com Máscaras do Solstício de Inverno” a Património Imaterial

 Acontecerá no decorrer das comemorações dos 479 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade


A Câmara de Miranda do Douro vai submeter, hoje, a candidatura das “Festas de Rituais com Máscaras do Solstício de Inverno” a Património Imaterial.

A presidente do município, Helena Barril, adiantou que vai ser feito um pedido com salvaguarda urgente. “Temos esta questão demográfica que é um grave problema do país e a salvaguarda urgente pretende que acelere a inscrição no Inventário Nacional. Vamos assumir determinados compromissos para que estes rituais com máscaras se perpetuem e que entrem em desuso, porque é uma questão de identidade do território que está em causa”, vincou.

O município compromete-se a tomar medidas de promoção e divulgação das festas, que em algumas aldeias já atraem visitantes de outras partes do país e de Espanha. “Não é uma promoção que vai ser feita a partir de agora, porque o ano passado já olhámos para estas festas dos mascarados de outra forma, já ajudámos a promover e notou-se um impulso muito maior nas festividades, mormente nas aldeias de Vila Chã e de São Pedro. Constantim já tem os rituais com máscaras muito conhecido, aparecem pessoas de muitos pontos do mundo”, disse.

O trabalho será desenvolvido em parceria com as associações, com o intuito de “criar espaços nas respectivas aldeias”, mas também “exposições fotográficas”.  

Em Julho do ano passado, o município de Miranda do Douro também submeteu uma candidatura das “Danças de Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais” a Património Cultural Imaterial. Aguarda-se que sejam inscritas no Inventário Nacional, como já aconteceu com a Capa de Honras.

Escrito por Brigantia
Foto: Museu Terra Miranda
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário