Número total de visualizações do Blogue

9158195

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Nota de Imprensa | Cinema, música e tradições populares nas Comemorações do 25 de abril em Alfândega da Fé

 Alfândega da Fé vai assinalar a Revolução dos Cravos com um programa diversificado de atividades culturais e recreativas. Cinema, música e tradições populares marcam as comemorações deste ano, havendo ainda lugar a momentos mais solenes evocativos da data.

Cinema, música e tradições populares nas Comemorações do 25 de abril em Alfândega da Fé

Alfândega da Fé vai assinalar a Revolução dos Cravos com um programa diversificado de atividades culturais e recreativas. Cinema, música e tradições populares marcam as comemorações deste ano, havendo ainda lugar a momentos mais solenes evocativos da data.

Na noite de 24 de abril, "A Cor da Liberdade", filme de Júlio Pereira, vencedor do Prémio do Público 2024 no Festival Política, dá o arranque das comemorações. Trata-se de um documentário que parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas. Uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar. A sessão terá lugar no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, às 21h00, com entrada livre. O filme tem classificação etária para maiores de 12 anos.

No próprio dia 25 de abril, as celebrações começam às 9h00 com o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, acompanhada pela Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé e pelos Bombeiros Voluntários locais. Às 9h30, o Auditório Manuel Faria acolhe a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal e as solenidades evocativas do 25 de abril.

À tarde, a partir das 14h30, estão programados jogos tradicionais, no Parque Verde, integrados na fase local do Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, organizados pela Junta de Freguesia de Alfândega da Fé. Esta competição vai apurar os representantes do concelho no campeonato distrital. Haverá também atividades destinadas a crianças e seniores, bem como animação musical.

As comemorações culminam com o Grande Concerto dos Cravos. O grupo Canto D’Aqui leva a palco "Cantar Abril - Canções com História". Uma viagem musical pelo antes, o dia e o pós 25 de abril e que lembra todos aqueles que cantaram e impulsionaram, através da música, a Revolução de 1974, marco histórico de Portugal. Um espetáculo a não perder, com entrada livre no Auditório Manuel Faria, às 21h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário