Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de maio de 2025

Carrazeda de Ansiães assinala o Dia Europeu da Cultura Megalítica, no dia 20 de maio, com apresentação do projeto de recuperação da Anta da Samorinha.

 Com recurso a uma reconstituição virtual 2D, é possível ter a perceção integral da Anta da Samorinha. Este é um dos elementos diferenciadores do projeto de recuperação deste monumento megalítico, que está localizado no Alto da Pranheira, próximo da estrada que conduz ao santuário da Nª Senhora da Graça.
A valorização deste monumento além de permitir ao visitante obter informações sobre os monumentos megalíticos existentes Carrazeda de Ansiães assim como qual seria a sua função primordial.

No dia 20 de maio, dia inteiramente dedicado ao Megalitismo, a autarquia decidiu envolver também a comunidade escolar, alunos do 5º e 7º ano, vão participar em workshops temáticos sobre a pré-história. À tarde vai ser feita a apresentação do projeto de recuperação da Anta da Samorinha no local com uma visita guiada.  A valorização do espaço contempla a melhoria das acessibilidades de visita ao local com a colocação de uma escada assim como a colocação de sinalética interpretativa.  O monumento foi também alvo de ações de restauro com o posicionamento dos esteios tombados, no local original, assim como a colocação de “réplicas” dos esteios que se encontram em falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário