Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)
Curiosidade…perguntei a uma abstrata e longínqua INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) qual seria uma possível capa para o meu último livro: “O pequeno mundo da nossa taberna”.
Não está mal… mas falta-lhe o sentir transmontado… a emoção… os anos, as alegrias e os desgostos dos taberneiros… a chegada da tia Joana que só queria uma caixa de lumes… falta-lhe a chegada do almocreve que percorreu meio nordeste para comer uma espanholada… falta-lhe o imenso caos consentido… disperso nos riscados, nas chitas, nas fazendas, nas ferragens, nas mercearias, no vinho, no petróleo, no polvo de meia cura, nas sardinhas de conserva, no bacalhau….
Falta-lhe a alma… que habita à beiras das memórias… da emoção que só os humanos registam … que não se sabe dizer… mas sente-se.
Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança.
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.


Sem comentários:
Enviar um comentário