Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Feira Medieval de Torre de Moncorvo aconteceu este fim de semana e mesmo com chuva houve quem não quisesse faltar

 Em Torre de Moncorvo, este fim de semana, voltou-se atrás no tempo, até à época Medieval


Mais de 13 ofícios, desde o tratamento das peles, à ferragem, estavam representados na Praça Meireles. Nas ruas mais próximas estavam quase 300 expositores, de artesanato, queijo, enchidos e outros produtos.

Animação e espetáculos, de manhã à noite, também não faltaram. Nem mesmo o mau tempo afastou os filhos da terra e os visitantes:

“Estou na Suíça e é a primeira vez que venho à feira. Vi pessoas que não via há muito tempo, o ambiente, as atividades, fantástico”, contou Marta Ferreira, natural de Castedo.

Da outra ponta de Portugal, do Algarve, veio Teresa. “Tenho aqui uma pessoa amiga. Não conhecia a Feira Medieval daqui e é bonito, é uma coisa diferente do que estamos habituados”, referiu.

Cerca de 800 crianças e jovens participaram no habitual cortejo realizado pelos alunos do concelho. Este ano os jovens Manuel e Matilde, com 16 anos, foram escolhidos para o papel de Rei e Rainha. “Estou a gostar muito, porque é um papel bastante desafiante, temos de ter postura e divertirmo-nos”, disse Matilde. Já Manuel sublinhou que estava a ser “fantástico”.

A feira envolve centenas de figurantes. Esta décima segunda edição foi a maior de sempre. O evento conta com a colaboração de associações, comissões fabriqueiras e comunidade em geral. Segundo o presidente do município, José Meneses, o evento é já um “marco” no concelho e tem impacto na economia local. “Tem havido evolução e nós sentimos isso na restauração, no alojamento local, nos hotéis, que de ano para ano, enchem e é isso que nos traz satisfeitos, porque é esse o propósito do município”, salientou.

Os produtores da região e até mesmo de outras partes do país, aproveitam a Feira Medieval para divulgar a sua marca ou até mesmo para fazer negócio.

Paulo Miranda é do Romeu, Mirandela, mas tem a sua produção de vinho no concelho de Torre de Moncorvo. Pela terceira vez, marcou presença na feira, aproveitando para divulgar a marca, que é “pequena e recente no mercado”. “Este tipo de eventos que trazem muita gente são sempre importantes”, sublinhou.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo representou um investimento de 300 mil euros para a Câmara Municipal. Decorreu entre sexta-feira e domingo, atraindo milhares de pessoas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário