Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de maio de 2025

JORNADAS GASTRONÓMICAS DO BACALHAU PROMOVEM TURISMO EM VIMIOSO

 Durante o mês de maio, quatro restaurantes do concelho de Vimioso estão a participar nas Jornadas Gastronómicas do Bacalhau, uma iniciativa da autarquia local que visa valorizar a gastronomia regional como motor de atração turística.


A Vileira e o Hotel Rural, na sede de concelho, o Autentisereira, em Algoso, e o Curral d’Avó, em Caçarelhos, integram esta edição, apresentando aos visitantes diversas receitas tradicionais com bacalhau, um peixe de grande relevância na cozinha nacional, pela sua versatilidade e longa tradição de consumo.

O evento aposta nas raízes culturais e no apelo transfronteiriço da gastronomia local, especialmente junto dos visitantes espanhóis, habituados a atravessar a fronteira para apreciar os sabores portugueses. O bacalhau, presença habitual nas antigas merendas agrícolas, como nas vindimas e nas apanhas da azeitona, continua a ser símbolo de identidade e sabor na mesa transmontana.

Sem comentários:

Enviar um comentário