quinta-feira, 16 de março de 2017

Rede social alerta para falta de vagas sociais nos lares de idosos do distrito de Bragança

É muito preocupante a escassez de vagas sociais nos lares de idosos do distrito de Bragança, que “está a provocar enormes constrangimentos no combate à violência doméstica ou familiar contra idosos”.
Os lares são obrigados a ceder uma reduzida percentagem de vagas à segurança social, para pessoas com baixos rendimentos, mas algumas instituições nem sequer cedem nenhuma”.
A denúncia parte da responsável do Núcleo de Apoio à Vítima de violência doméstica do distrito de Bragança, acrescentando que esta falta de resposta “está a provocar um autêntico caos social no distrito, que é ainda mais grave quando se trata de acolher casais vítimas de violência familiar, dado que a falta de vagas sociais leva a que fiquem separados, em lares diferentes”, acusa Teresa Fernandes.
Uma preocupação manifestada na passada quarta-feira, em Mirandela, durante as segundas jornadas da rede social, do concelho de Mirandela. Nesta iniciativa foram apresentados os resultados do projeto de prevenção da violência doméstica contra idosos, implementado, em 2016, com várias sessões de sensibilização e de prevenção, em dezenas de freguesias do distrito de Bragança.

Fernando Pires
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário