Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de março de 2017

Artur Nunes recusa transferência do Museu Terra de Miranda para esfera municipal

O município de Miranda do Douro recusa a transferência do Museu da Terra de Miranda para a esfera municipal, à semelhança da posição publicamente conhecida da câmara de Bragança em relação ao Museu do Abade de Baçal. 
Artur Nunes diz não estar claramente interessado na eventual transferência, porque considera que o espaço cultural, que integra a Rede Portuguesa de Museus é “de carácter nacional”, e tem um acervo único no âmbito da etnografia, da língua e da cultura mirandesas e já transmitiu essa posição à tutela.

“Numa reunião que tive com a secretaria de estado do governo anterior, eu referenciei que não estaria interessado na transferência do Museu da Terra de Miranda para a câmara municipal, porque não é um museu de Miranda, mas da terra de Miranda, é abrangente relativamente ao território”, frisou o autarca.

A manutenção na Rede Portuguesa de Museus é considerada fundamental para que se mantenha a capacidade de captação de públicos a nível nacional, mas também transfronteiriços, considera ainda Artur Nunes:

O autarca entende que este “não é um museu morto, é um museu vivo, com muitas ligações desde o ponto de vista local, regional e transfronteiriço. Penso que isso faz deste museu não apenas local e é dos poucos museus que não tem um carácter local mas regional”.

Actualmente sob a alçada da Direcção Regional de Cultura do Norte, o Museu da Terra de Miranda foi fundado em 1982, em resultado da actividade entusiasta nos domínios da arqueologia, da história, da linguística e da etnografia da região do Padre António Maria Mourinho, que viria a ser o seu primeiro director. Alberga um vasto espólio constituído por peças arqueológicas e um acervo sobretudo etnográfico. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário