Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de março de 2017

Candidatura à UNESCO segue até ao final da semana

Faltam poucos dias para terminar o prazo da entrega da candidatura da festa dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A data-limite é o final deste mês, sexta-feira, e sobem as expectativas, diz Duarte Moreno, presidente da autarquia macedense, entidade proponente desta candidatura.

“Começa a haver um nervoso miudinho em todos nós, porque queremos elaborar uma candidatura bem elaborada, de acordo com quem a vai analisar e com quem vem fazer a auditoria.

Já temos apoios, das entidades principais, mas queríamos de ter mais, que também são importantes para que a candidatura tenha o sucesso que merece, pelo trabalho desenvolvido pela associação até aqui.

Se não houvessem Caretos em Podence, não existiriam em mais lado nenhum do Nordeste. É uma prova de que os Caretos andam à frente, e ‘candeia que vai à frente alumia duas vezes’ “.
Um caminho difícil, confessa António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos, e que tem vindo a dar frutos.

“Há gente que tem uma grande alegria ao ver os Caretos. É por isso que nós, ao logo deste 30 anos, desde 1985, temos feito por manter esta tradição. Não foi fácil chegar aqui. Foi um caminho árduo, com muitos obstáculos, mas tenho uma forma de estar na vida – nunca desistir.

E foi essa insistência e perseverança que nos conseguiu levar a esta situação, de uma aldeia do Nordeste transmontano estar em vias de conseguir apresentar uma candidatura à UNESCO.”
A candidatura que vai propor a festa dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser entregue até esta sexta-feira. Os resultados só serão conhecidos em novembro de 2018.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário