Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de março de 2017

População de Podence esclarecida sobre a candidatura à UNESCO

Participação em massa da população de Podence na sessão de esclarecimento sobre a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da festa de Carnaval dos Caretos, que decorreu na Junta de Freguesia da localidade.
É um dos passos impostos pelo processo, e no final era motivo de conversa entre os habitantes.

“Para que a festa não deixe de pertencer à população de Podence. Foi a pensar nisso mesmo, ao ouvir as pessoas em entrevistas, em gravações de vídeo, quisemos propor como medida de salvaguarda um arquivo digital de histórias e memórias do Carnaval de Podence. Cada uma destas pessoas que vive em Podence, e que ao longo da sua vida foi tendo um papel diferente na festa, tem as suas histórias para contar. E vai contando, aos jornalistas, aos investigadores… mas depois não tem a possibilidade de ver e ler esses trabalhos.”
Ora, para que não te perca a identidade já há medidas pensadas. Patrícia Cordeiro, a responsável técnica desta candidatura, explica o que está planeado para que a festa do Carnaval dos Caretos não deixe de ser das pessoas locais.

E estas não são as únicas medidas de salvaguarda.

“Um investimento na Casa do Careto. Tornar este museu numa referência nacional, com conteúdos digitais, e um discurso positivo mais moderno. E que esteja mais adequado às solicitações da sociedade contemporânea. Ou seja, adaptar também aos visitantes estrangeiros, às excursões escolares… E depois destacaria ainda a confeção das mantas em tear. As pessoas falaram muito, ao longo do processo de inventariação, da dificuldade que é hoje em dia fazer um fato típico de Podence. Porque deixaram de se fazer. Vão-se comprando mantas com padrões parecidos, mas não é a mesma coisa.

Então, gostaríamos muito de trabalhar na recuperação esta confeção, eventualmente construir oficinas com teares, onde além de se mostrar o processo, ter a oportunidade de ter mantas típicas.”
O formulário para este reconhecimento tem de ser entregue até ao final do mês. O resultado só será divulgado. Até lá, a população da aldeia, e toda em geral, foi convidada a assinar uma declaração de apoio a esta candidatura, que pode ser feita ainda de modo personalizado.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário