Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de março de 2017

O PAN está contra a descentralização de competências,de saúde animal e outras, para as autarquias

O deputado do Partido Animais e Natureza, André Silva, não vê com bons olhos a proposta de descentralização de competências para as autarquias nas áreas sanitárias e de saúde animal e pública, por considerar que isso vai gerar um conflito de interesses.
O único parlamentar do PAN na Assembleia da República esteve ontem no Instituto Politécnico em Bragança num debate sobre o futuro da protecção dos animais de companhia e afirmou que deve ser o governo a fazer aplicar a lei e a fiscalizar estas matérias de forma uniforme em todo o país “Descentralizar competências de gestão e fiscalização para as autarquias é errada e constituí um claríssimo conflito de interesses, ou seja, a mesma entidade que faz também é a mesma que fiscaliza”, explica o deputado.     
André Silva referiu que desde que entrou em vigor a lei que pune os maus-tratos aos animais de companhia foram aplicadas apenas pequenas multas. Comentando o caso que ficou conhecido como “a queima do gato de Mourão”, no concelho de Vila Flor, o deputado, explica que a condenação só aconteceu porque se tratava de um animal de companhia.
Já aprovada está a lei que proíbe os abates nos centros de recolha de animais, sendo previsto que entre em vigor em Agosto do próximo ano. Uma norma legislativa que pode originar a sobrelotação nos canis. O deputado é de opinião que os municípios se devem começar a preparar desde já. “Deveriam estar já a proceder a esterilizações, se estão preocupados que daqui a um ano ou dois existam muitos animais então procura-se saber porque é que não há já preocupações para a prevenção”, argumenta.      
Num debate sobre o futuro da protecção dos animas de companhia, no âmbito do novo enquadramento legal, que considera que os animais, em face da lei, deixarão de ser considerados objectos e passam a ter um estatuto previsto no direito dos animais, o deputado do PAN disse ainda que a lei não está a ser cumprida pelos municípios, já que é exigido que em cada concelho exista um centro de recolha de animais e menos de metade dos 308 municípios tem um.
André Silva criticou o facto de muitos dos canis intermunicipais estarem sobrelotados, distantes dos municípios que abrangem e de não promoverem a adopção. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário