quarta-feira, 15 de março de 2017

Será, ou não será, a Nossa Senhora do Leite?

Provavelmente a fachada da antiga Sé de Bragança (Igreja de São João Baptista (Classificada como MIP (Monumento de Interesse Público)) foi/é fotografada um número muito, mas muito incerto de vezes.
E, ou no ato do registo ou na sua posterior análise, esmiuçando os seus diferentes elementos: (...) o edifício do templo apresenta-se disposto longitudinalmente, com portal principal de modelo classicista implantado numa das fachadas laterais. O portal, de volta perfeita, encontra-se inserido em alfiz assente sobre duas pilastras compósitas. 
O arco é ladeado por dois tondi, e o frontão do portal, ladeado por dois pináculos, possui ao centro um nicho com a imagem da Virgem com o Menino.(…)” VER AQUI, e, assim, vamos-nos alimentando desta afirmação que vai sendo partilhada, quando questionados.
Ora, um dia destes, numa amena cavaqueira (como costumam ser todas…) tida na página Tesourinhos – Bragança e sobre esta fachada e imagem, alguém respondendo a uma dúvida alvitrou/afirmou que a mesma era uma representação de Nossa Senhora do Leite.
Dado estar perante um dado para mim totalmente novo a “curiosidade” levou–me a um registo no local. 
Embora não tenha conhecimentos de iconografia que me permitam “garantir ou autenticar o que foi dito”, contudo, sendo a Nossa Senhora do Leite um dos ícones mais antigos da religião cristã, a confirmar-se a sua “veracidade” sem dúvida que torna a imagem mais interessante e, com um valor artístico ainda maior.

Alexandre Castro

1 comentário:

  1. No livro intitulado BRAGANÇA de João Jacob ,Editorial Presença ,na pág. 86 é referido a este respeito : " O acesso principal do templo , localiza -se lateralmente , na fachada norte e faz - se através de um portal ranascença já incorporando elementos barrocos , constituído por um arco de volta inteira arquivoltado e encimado lateralmente nas enxutas , por dois medalhões . O entablamento assenta sobre duas pilastras de capitéis compósitos , sendo o frontão emoldurado nas extremidades por dois pináculos ; no centro do mesmo , um nicho abriga a Virgem ,de leite , e o Menino , ladeado por duas pilastras ." sic .

    ResponderEliminar