quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Macedo de Cavaleiros vai celebrar a história do concelho

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em colaboração com as respetivas freguesias, vai assinalar a entrega dos forais a duas antigas sedes de concelho. Passam 730 anos do Foral de Vale de Prados, atribuído por D. Dinis, e 500 anos sobre o de Cortiços e Cernadela, outorgado por D. Manuel I. Os momentos serão recriados em ambiente de festa no próximo sábado, dia 12.
Cortiços
Embora administrativamente um concelho recente, criado em 1853, o mais jovem do Nordeste Transmontano, a história de Macedo de Cavaleiros fez-se, pelo menos, ao longo dos últimos 8 séculos. 

O território que é hoje o concelho, estendendo-se ao longo de 700km2 , conta na sua história com várias divisões administrativas, onde pontificaram, entre outras, localidades como Pinhovelo, Nozelos, Chacim, Susulfe, Vale de Prados ou Cortiços. São estas últimas que em 2017 assinalam “datas redondas” sobre a atribuição dos seus forais.

Foram dos momentos mais importantes da história das duas localidades e que serão revividos com a recriação da Filandorra – Teatro do Nordeste, Planeta Equestre, António Malta Gomes e Bruno Mazeda, Os Abelhudos e populações.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário