Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Macedo de Cavaleiros vai celebrar a história do concelho

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em colaboração com as respetivas freguesias, vai assinalar a entrega dos forais a duas antigas sedes de concelho. Passam 730 anos do Foral de Vale de Prados, atribuído por D. Dinis, e 500 anos sobre o de Cortiços e Cernadela, outorgado por D. Manuel I. Os momentos serão recriados em ambiente de festa no próximo sábado, dia 12.
Cortiços
Embora administrativamente um concelho recente, criado em 1853, o mais jovem do Nordeste Transmontano, a história de Macedo de Cavaleiros fez-se, pelo menos, ao longo dos últimos 8 séculos. 

O território que é hoje o concelho, estendendo-se ao longo de 700km2 , conta na sua história com várias divisões administrativas, onde pontificaram, entre outras, localidades como Pinhovelo, Nozelos, Chacim, Susulfe, Vale de Prados ou Cortiços. São estas últimas que em 2017 assinalam “datas redondas” sobre a atribuição dos seus forais.

Foram dos momentos mais importantes da história das duas localidades e que serão revividos com a recriação da Filandorra – Teatro do Nordeste, Planeta Equestre, António Malta Gomes e Bruno Mazeda, Os Abelhudos e populações.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário