Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
FALDISTÓRIO: elegante assento originário da Idade Média que utilizam os bispos. Também tem uso como assento de dignidade usando-se neste caso como cadeira do Rei ou de figura nobre.
ResponderEliminarÉ um assento sem espaldar, com quatro pilares pequenos nos cantos e os pés em forma de tesoura.
Cumprimentos.
A questão é sobre o "Faldistério" e não sobre o "Faldistório" que o precedente comentador muito bem nos descreve. O "Faldistério" é a designação usada neste documento para significar as saias e respectivos acessórios vestimentais que iam debaixo. Do mesmo étimo as populares palavras outrora usadas pelas nossas gentes : "falda" ou "fraldas" que significavam as saias e/ou saiotes que as mulheres vestiam.
ResponderEliminarUm abraço
F.P.