Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de outubro de 2011

Cruz Vermelha lança projecto de reinserção social para reclusos

“Reintegrar no Voluntariado” é o nome de um projecto da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa que está a ser desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Izeda e pretende promover a reintegração social dos reclusos.Foi implementado há dois meses e vai decorrer durante um ano.  Utiliza as artes como forma de os aproximar com o exterior.“Funciona através de quatro workshops de pintura, escultura, drama e literatura promovendo a inclusão dos reclusos na sociedade civil” explica Joaquim Queirós, presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, acrescentando que “os próprios reclusos se organizam e convidam pessoas ligadas a cada uma destas áreas e que fomentam este tipo de trabalho”. “Os reclusos assistem aos workshops e depois põem em prática aquilo que vão aprendendo, produzindo obras de arte ou outro tipo de coisas que podem depois ser valorizadas no exterior” salienta.Estão a participar neste projecto 50 dos cerca de 300 reclusos do Estabelecimento Prisional de Izeda.O director revela que nos últimos tempos disparou a procura de livros na biblioteca da prisão.“Temos uma biblioteca bastante reduzida e estamos a assistir a um acréscimo de leitores” adianta Mário Torrão. “Aquilo que fazem, no caso da literatura, é que um recluso lê um livro à sua escolha e depois expõe a história aos colegas e debatem o assunto. É positivo porque incentiva-os” considera.O projecto foi apresentado hoje durante o primeiro encontro transfronteiriço da Cruz Vermelha entre Bragança e Zamora.O presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa salienta a boa relação entre as instituições dos dois lados da fronteira.“Com a Cruz Roja Espanhola existe uma excelente cooperação ao nível dos dois países e ao nível fronteiriço pois podem ser aproveitados programas europeus para resolver problemas dos dois lados da fronteira” refere Luís Barbosa. “Essa capacidade de interacção é fundamental pois até há recomendações nesse sentido da Federação Internacional até para situações de catástrofe natural, poderem inter ajudar-se de forma imediata” salienta.
O projecto “Reintegrar no Voluntariado” representa um investimento de 10 mil euros e é financiado pela União Europeia.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário