Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Portugueses e espanhóis vão comemorar os 125 anos da conclusão da Linha do Douro

A Tod@via - Associação de Fronteira por uma Via Sustentável, criada e integrada por portugueses e espanhóis, vai comemorar no próximo dia 8 de dezembro, em Barca d´Alva, os 125 anos da conclusão da Linha do Douro, o caminho-de-ferro que ligou as cidades do Porto e Salamanca entre 1887 e 1985, sendo nesta última data encerrado o troço entre La Fuente de San Esteban – La Fregeneda / Barca d’Alva e em 1988 o de Barca d’Alva – Pocinho.
O percurso descativado do lado espanhol foi entretanto, no ano de 2000, classificado como Monumento Cultural, o que permite que esta via-férrea continue a unir os habitantes desta região da raia e que poderá tornar-se num verdadeiro motor para gerar riqueza.
“Somos parte da sociedade civil, não partidarizada e, nessa qualidade, convidamos à participação desinteressada tanto dos cidadãos como das instituições locais.” Refere em comunicado a associação
Tod@via.
Esta associação apela ainda à participação de todos os habitantes locais nesta atividade cultural, nomeadamente na iniciativa do “beijo das máquinas”, apelando aos eventuais participantes que se desloquem a Barca d´Alva que se façam se acompanhar da bandeira da Autarquia a que pertencem.
O Beijo das máquinas que se realizará na Puente internacional é uma iniciativa simbólica que pretende recriar um ato com 125 anos em que duas locomotivas, uma portuguesa e outra espanhola, se encontraram e tocaram, de frente, no meio da ponte internacional, que se encontrava engalanada com bandeiras dos dois países e que os jornalistas da época descreveram como um “beijo”.
No próximo dia 8 de dezembro, para comemorar o acontecimento, todos os presentes se converterão em passageiros de outros tempos. A associação
Tod@via sugere, por isso, que todos os potenciais interessados em comemorar esta efeméride “compareçam envergando trajes do passado, representando a sociedade em geral mas também as várias categorias de ferroviários, ou seja, tanto aqueles que tornaram possível esta infraestrutura, como os habitantes da zona que acompanharam a sua construção e os passageiros que nela viajaram”.
O objetivo é partilhar elementos culturais de um e do outro lado da fronteira, como, por exemplo, a música e a dança.

O grupo de organizadores deste evento define-se como um conjunto de cidadãos, portugueses e espanhóis, que querem “ voltar a apanhar o comboio na estação da Barca d’Alva”.

Programa (sábado, 8 de dezembro de 2012):
 10:30h - Beijo das máquinas (Ponte internacional)
 11:00h - Partilhando as nossas músicas (Barca d´Alva)
 13:00h - Tempo para merendar
 14:30h - Projecção do vídeo "Pessoas e paisagens nas últimas viagens” (Vega de Terrón)
 15:30h – Continuação do convívio musical (Vega Terrón)
 16:30h – Abraços


in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário