Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projecto transmontano premiado em Espanha

Uma equipa de investigação da Escola Superior de Saúde de Bragança ganhou uma bolsa no valor de cinco mil euros para financiar um projecto que pretende melhorar a qualidade de vida de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica.
Foi o único projecto português a ser distinguido, pela Fundacion Mapfre na área da saúde. Ao todo concorreram 684 projectos, dos quais 45 foram seleccionados.
Um dos membros do grupo de investigação explica que “foi uma parceria estabelecida entre a Escola Superior de Saúde e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, mais concretamente com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Carrazeda de Ansiães e os cinco mil euros vão servir para adquirir equipamento que vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de utentes com doença pulmonar obstrutiva crónica”. “O projecto tem por objectivo a implementação de um programa de enfermagem de reabilitação no domicílio em utentes com esta patologia e nós queremos melhorar a sua qualidade de vida”, acrescenta André Novo.
O projecto vai desenvolver-se em Carrazeda de Ansiães durante o próximo ano, mas o objectivo é alargar a toda a região. “Neste momento temos identificados cerca de 14 utentes, no concelho de Carrazeda de Ansiães, que fazem oxigenoterapia no domicílio mas o nosso objectivo, a médio ou longo prazo é alargar este tipo de intervenção a mais concelho de distrito”, refere.
A ideia surgiu após a defesa de uma tese de mestrado sobre esta temática e o facto de a reabilitação ser feita em casa do utente traz algumas vantagens.
“O projecto pretende que a intervenção seja efectuada no domicílio dos doentes pois são pessoas com um grau de dependência um pouco elevado, algumas têm de fazer oxigénio durante 24 horas por dia, por isso, isto vai permitir fazer com que haja alguns ganhos ao nível da qualidade de vida e da capacidade funcional”, conclui André Novo.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário