Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
domingo, 23 de dezembro de 2012
Sendim - Centro Sons da Terra guarda importante registo da cultura peninsular
O Centro de Música Tradicional Sons da Terra (CMTST), em Trás-os-Montes, foi alvo de uma intervenção que rondou os 75 mil euros. Investigadores, estudantes, público em geral podem aceder a um arquivo composto por milhares de documentos sobre as tradições etnográficas, orais e musicais peninsulares.
«Com a intervenção, os visitantes e investigadores terão uma maior liberdade para aceder aos materiais que procuram, já que o centro está agora dividido em biblioteca, fonoteca, arquivo fotográfico, sala multimédia entre outros equipamentos ao dispor de quem estudar a cultura das nossas gentes», disse o director do CMTST, Mário Correia.
O espaço cultural dispõe de um acervo único em toda a Península Ibérica composto por mais de um milhar de horas de registos fonográficos e musicais digitalizados, sendo que mais 90 % são provenientes do Nordeste Transmontano, com destaque para a cultura e língua mirandesa.
A fonoteca é composta por mais de 7.500 discos documentais da música folclórica e tradicional, oriunda das mais diversas regiões do país e da Europa.
A estes materiais de investigação, que estão compilados e organizados, juntam-se mais de 3.500 livros e um arquivo composto por mais de 60.000 fotografias digitalizadas, que estão ao dispor de quem visita do CMTST.
«Este espaço cultural é dirigido a estudantes de antropologia, etnomusicologia, músicos da corrente folk que procuram documentação para recriarem futuros temas musicais», frisou o responsável pelo centro.
Segundo Mário Correia, um conhecedor deste género de realidade cultural, «o CMTST é o único espaço do género em todo o país e um dos mais importantes da Península Ibérica, já que devido ao seu acervo é anualmente visitado por algumas centenas de pessoas ligadas ao estudo e investigação das tradições».
Parte dos elementos culturais de Trás-os-Montes, Beiras, Minho e da província espanhola de Castela e Leão e Galiza, estão ali representados.
«Não podemos estudar as tradições culturais transmontanas sem as enquadrar num contexto peninsular devido à proximidade com os povos galegos e castelhanos», destacou o também investigador.
O espaço cultural está sediado na vila nordestina de Sendim, concelho de Miranda do Douro, e ocupa o espaço de uma antiga residência paroquial, a qual foi alvo de uma intervenção de fundo que contou com fundos do PRODER, Freguesia de Sendim e Câmara de Miranda do Douro.
in:cafeportugal.net
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário