Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Freixo de Espada à Cinta: Adega lança primeiros 2.500 quilos de azeitonas Negrinha de Freixo certificadas como DOP


A Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) lançou no mercado os primeiros 2.500 quilos de azeitona proveniente de uma espécie autóctone, com a chancela de Denominação de Origem Protegida (DOP).
"A região de Freixo de Espada é rica na produção da azeitona Negrinha, só que até ao momento não se encontrava no mercado devidamente embalada para ser comercializada",explicou o presidente da ACFEC, José Santos.
Trata-se uma azeitona de pequena dimensão, da variedade Negrinha, que é consumida após tratamento ou em salmoura. 
A cooperativa há já alguns anos que colocou no mercado diversos lotes de azeite proveniente da variedade autóctone da azeitona "Negrinha de Freixo".
"A azeitona Negrinha de Freixo é uma variedade que está mais vocacionada para a conserva do que propriamente para a produção de azeite, mas, sabendo aproveitar as suas qualidades, conseguimos obter dois bons produtos olivícolas", acrescentou o dirigente.
No campo da produção de azeitona de conserva, aquela estrutura agrícola está a dar os primeiros passos, com a produção das primeiras duas toneladas e meia de azeitonas provenientes de agricultores que quiseram certificar o seu produto com a chancela DOP. 
"Esta é primeira vez que uma entidade certificadora confere a DOP à Negrinha de Freixo. Com este reconhecimento colocamos no mercado a azeitona embalada em unidades de 250 gramas, nesta fase", explicou José Santos.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário