Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Miranda do Douro:Grupo de investigadores funda Associação de Tração Animal

Um grupo de pessoas oriundas de diversas áreas constituiu uma associação que visa recuperar as antigas técnicas de tração animal e adaptá-las aos tempos modernos. A APTRAN está sediada na aldeia de Duas igrejas, no concelho de Miranda do Douro, região onde a tração animal é utilizada com recurso a burros, bois e cavalos.
A Associação Portuguesa de Tração Animal (APTRAN), "uma entidade de caráter educativo, técnico e científico, tem como principais objetivos investigar, salvaguardar e dar a conhecer o património nacional relativo à tração animal, assim como promover, valorizar e divulgar novas formas de utilização, numa perspetiva moderna e atual, e adaptando novos conhecimentos", explicou João Rodrigues, um dos sócios fundadores da nova associação.
O responsável afirma que esta é a primeira associação do género em Portugal e que pretende o fomento de modelos de desenvolvimento sustentáveis com a promoção de práticas culturais compatíveis com a preservação da agrobiodiversidade e a conservação do solo, assim como a inclusão do conceito de tração animal moderna numa estratégia lógica de desenvolvimento rural.
Visa ainda "salvaguardar as técnicas ancestrais utilizadas na tração animal que nas regiões do interior do país são ainda utilizadas no cultivo da terra ou no transporte de matérias agrícolas, sendo por isso importante preservar o que está feito e ao mesmo tempo adaptar as técnicas, a um conceito mais moderno, virado para a agricultura biológica", explicou o técnico.
Para a realização dos seus objetivos, à APTRAN compete promover e apoiar a realização de estudos científicos, cursos, congressos, conferências e outras atividades afins, formações de âmbito académico e profissional, reuniões de trabalho, exposições, prémios, bolsas de estudo e publicações periódicas.
A associação pretende desenvolver e intensificar relações de cooperação entre indivíduos e entidades nacionais e internacionais com interesse comum, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências, assim como informar e sensibilizar a comunidade científica e a opinião pública, promovendo a sua aproximação de objetivos.
A APTRAN lançou o desafio para se tornarem sócios fundadores a investigadores a nível nacional das áreas da botânica, agricultura, em modo de produção biológica, maquinaria agrícola, florestal, pertencentes as várias instituições de ensino superior.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário