Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vinhais - Vilar Seco de Lomba investe milhares de euros em equipamentos

A freguesia de Vilar Seco de Lomba, no concelho de Vinhais, contraria a crise e investe milhares de euros na construção de equipamentos para a população.
Anteontem foram inauguradas as obras de requalificação da igreja matriz de Vilar Seco, que custaram cerca de 90 mil euros, mas também estão em curso a construção de um Centro de Dia e de um museu.
O presidente da Junta de Freguesia, António Barreira, enaltece o trabalho feito para melhorar a qualidade de vida da população.
“Esta igreja começou-se pelo telhado e terminou-se no chão.
Também se fez com que as ossadas do cemitério que existia na zona envolvente, ou seja no adro, fossem trasladados para o cemitério da aldeia, criando assim um largo para as pessoas poderem conviver sem terem que pisar os defuntos ali sepultados”, realça o autarca.
Esta obra foi comparticipada pela Câmara Municipal de Vinhais.
O autarca local, Américo Pereira, já perdeu a conta ao número de igrejas restauradas no concelho.
“São dezenas de edifícios que requalificámos ao longo dos últimos tempos e penso que é uma medida importante, porque são equipamentos colectivos utilizados praticamente por toda a gente”, salienta o edil.
Apoiar a população
A freguesia vai ter, ainda, um Centro de Dia, com a valência de Apoio Domiciliário, cuja construção já está numa fase avançada e deverá ser inaugurado no próximo ano.
Trata-se de um investimento que poderá atingir os 300 mil euros e irá servir os cerca de 290 habitantes da freguesia de Vilar Seco, mas também as freguesias vizinhas.
“É uma obra importante. A população está muito envelhecida, os filhos estão fora e as pessoas estão sozinhas e precisam de acompanhamento”, realça o presidente da Junta.
O Museu Terras de Lomba também está em curso e deverá ser inaugurado entre Março e Abril do próximo ano. Este espaço era uma casa da abadia, que foi adquirida pela Junta de Freguesia, e vai compilar a história da freguesia. O investimento ronda os 170 mil euros.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário