Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Misericórdia de Miranda do Douro compila em livro mais de 450 anos de história
Há mais de 450 anos a apoiar quem mais precisa, a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro lançou, ontem, um livro que compila toda a história da instituição desde a sua fundação, em 1556, até aos dias de hoje.
O provedor da Misericórdia diz que o objectivo desta obra é mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de vários anos. Mário Corredeira lembra que a Santa Casa apoia, actualmente, cerca de 300 utentes e garante que o número de pessoas a pedir ajuda tem vindo a aumentar. “Com dificuldade, mas estamos a trabalhar. Mesmo os pobres envergonhados estamos a apoiá-los. Temos uma cantina social e estamos a dar apoio domiciliário com três visitas. Têm aumentado o número de pedidos de ajuda”, realça o provedor.
O livro que retrata a história da Misericórdia é da autoria de António Mourinho e está dividido em oito capítulos. O historiador assegura que esta obra é baseada na documentação do arquivo da Misericórdia. Depois de um trabalho de pesquisa minucioso ao longo de cinco anos, António Mourinho enaltece a grandiosidade da instituição.
“Esta Santa Casa é um centro de assistência, de cultura, de religiosidade, de caridade, do que há de melhor”, salienta o autor da obra.
António Mourinho lembra, ainda, o trabalho desenvolvido pela misericórdia ao longo de vários anos em prol dos necessitados, dos peregrinos e, até, dos prisioneiros.
Para o historiador, nos dias de hoje estas instituições voltam a assumir um papel fundamental na sociedade. “Não há dúvida que esta Santa Casa foi ao longo do tempo o sustento material e espiritual de toda esta cidade e não só, também de todos os que por aqui passavam. Esta é a conclusão a que chego e que me faz pensar que neste tempo de crise precisamos que estas instituições possam ajudar quem precisa”, sublinha António Mourinho.
A administração da Misericórdia, as despesas e as receitas, as suas obras em prol dos necessitados, as suas obras de arte, a vivência litúrgica, as preces públicas ao Senhor da Misericórdia, o trabalho desenvolvido no Hospital e o espaço documental da instituição são os temas em destaque neste livro sobre a História e Solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.
Escrito por Brigantia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário