Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Misericórdia de Miranda do Douro compila em livro mais de 450 anos de história


Há mais de 450 anos a apoiar quem mais precisa, a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro lançou, ontem, um livro que compila toda a história da instituição desde a sua fundação, em 1556, até aos dias de hoje
O provedor da Misericórdia diz que o objectivo desta obra é mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de vários anos. Mário Corredeira lembra que a Santa Casa apoia, actualmente, cerca de 300 utentes e garante que o número de pessoas a pedir ajuda tem vindo a aumentar. “Com dificuldade, mas estamos a trabalhar. Mesmo os pobres envergonhados estamos a apoiá-los. Temos uma cantina social e estamos a dar apoio domiciliário com três visitas. Têm aumentado o número de pedidos de ajuda”, realça o provedor.
O livro que retrata a história da Misericórdia é da autoria de António Mourinho e está dividido em oito capítulos. O historiador assegura que esta obra é baseada na documentação do arquivo da Misericórdia. Depois de um trabalho de pesquisa minucioso ao longo de cinco anos, António Mourinho enaltece a grandiosidade da instituição.
“Esta Santa Casa é um centro de assistência, de cultura, de religiosidade, de caridade, do que há de melhor”, salienta o autor da obra.
António Mourinho lembra, ainda, o trabalho desenvolvido pela misericórdia ao longo de vários anos em prol dos necessitados, dos peregrinos e, até, dos prisioneiros. 
Para o historiador, nos dias de hoje estas instituições voltam a assumir um papel fundamental na sociedade. “Não há dúvida que esta Santa Casa foi ao longo do tempo o sustento material e espiritual de toda esta cidade e não só, também de todos os que por aqui passavam. Esta é a conclusão a que chego e que me faz pensar que neste tempo de crise precisamos que estas instituições possam ajudar quem precisa”, sublinha António Mourinho.
A administração da Misericórdia, as despesas e as receitas, as suas obras em prol dos necessitados, as suas obras de arte, a vivência litúrgica, as preces públicas ao Senhor da Misericórdia, o trabalho desenvolvido no Hospital e o espaço documental da instituição são os temas em destaque neste livro sobre a História e Solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário