Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Inventor brigantino quer resolver problema nacional

Aos 41 anos, Rui Paulo é um autêntico ‘self made man’. Ou seja, subiu a pulso. E continua a subir, sempre que é preciso, às antenas de rádio desse país. 
É um dos poucos técnicos a nível nacional e tem a sua base em Bragança. Deste cantinho do Nordeste Transmontano sai, sempre que é preciso, para resolver avarias de emergência nos retransmissores de rádio de todo o país. Seja na serra de Bornes (Macedo de Cavaleiros), Lousã (Coimbra) ou mesmo no Algarve. 
Está sempre pronto a arrancar e muitas vezes o jantar tem de ficar na mesa. “No outro dia, tinha acabado de chegar de um serviço, sentei-me para jantar e tocou o telefone. Tive de voltar a sair a correr, até à Lousã”, conta, bem disposto. Há 23 anos que Rui Paulo anda nestas coisas da rádio. É do tempo da explosão das rádios piratas e da sua legalização. Apaixonou-se pela técnica e agora dá cartas por todo o país. Tem a seu cargo os emissores de várias rádios nacionais, sobretudo da TSF. 
Foi precisamente a partir de algumas necessidades que sentia ao fazer este trabalho, que muitas vezes implica subir metros e metros de altura, pendurado numa antena, que decidiu criar um aparelho para controlar os emissores à distância. Da ideia aos atos foi um pequeno passo e daí ao IPB um ainda mais curto. 
A patente provisória já está garantida e, agora, o projeto “alarm box” está em fase de desenvolvimento para, dentro de dois meses, dar origem à patente final e se passar à fase de comercialização. E interessados não faltam.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário