Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Legislação dificulta venda de produtos regionais


A legislação actual dificulta a comercialização de produtos regionais. A constatação é de Carla Alves, da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara.
A responsável diz que cada produtor tem que pedir uma licença específica para vender cada um dos produtos, o que dificulta a vida aos pequenos negociantes da região. Por isso, Carla Alves sublinha a necessidade de simplificar a legislação. “Ao licenciarmos para a actividade fumeiro, era muito importante que fosse fácil licenciarmos também para as outras actividades, como o pão ou os cuscos, sem que com isso tivesse que existir outro processo de licenciamento para cada uma das pequenas produções”, explica Carla Alves.
Carla Alves defende a criação de uma legislação específica que facilite a venda directa de vários produtos regionais. “Temos esperança que venha existir algum tipo de legislação que enquadre melhor estes circuitos curtos, que são circuitos de proximidade, para aqueles produtores que vendem directamente ao consumidor final”, salienta a responsável.
Há 82 produtores de fumeiro certificados que vão participar, este ano, na Feira do Fumeiro de Vinhais, mas esta certificação não permite, para já, a venda de outros produtos regionais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário