Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Jovens bombeiros de Bragança recolheram quase duas toneladas de bens para a Cáritas


Os jovens bombeiros do Distrito de Bragança entregaram hoje à Cáritas Diocesana quase duas toneladas de bens que vão ajudar, pelo menos, 150 famílias a atenuar as dificuldades da crise, disse hoje fonte ligada à iniciativa.
Os bens alimentares e vestuários são o resultado dos donativos recolhidos em todos os quartéis e por equipas de bombeiros nos estabelecimentos comerciais do Nordeste Transmontano, numa campanha de solidariedade lançada pela Juvebombeiro.
A generosidade desta iniciativa "é muito bem vinda" na Cáritas Diocesana de Bragança, como sublinhou a presidente Beatriz Fernandes, numa altura em que os pedidos de ajuda não param de crescer.
Em menos de meio ano, entre outubro e fevereiro, a instituição católica de solidariedade atendeu 1.722 famílias que abrangem um total de 4.743 pessoas.
Os números afligem a presidente da Cáritas de Bragança, sobretudo os das famílias que recorrem à instituição pela primeira vez e que, em janeiro, foram 16 e, em fevereiro, subiram para 20.
"Aqui há uns meses, víamos as notícias e pensávamos que era só para outros meios mais citadinos e mais longínquos daqui.
Hoje, não. Hoje, já está aqui connosco, já estamos a sofrer destas consequências todas", afirmou.
O espírito de ajuda que existe nos meios como Bragança persiste, segundo Beatriz Fernandes, mas "já não é suficiente porque os pedidos são muitos e o vizinho não pode dar sempre, quem dá não pode dar sempre".
Neta altura, "é muita bem vinda esta generosidade dos jovens bombeiros, eles que são os obreiros da paz e são sensíveis a todos os problemas de ordem social", como observou.
Os pedidos de ajuda que chegam à Cáritas são de vária ordem, desde pais que não têm dinheiro para comprar bens essenciais para as crianças, como o leite, a famílias que já não são capazes de suportar, por exemplo, os gastos com energia elétrica, água e gás.
"Então agora, durante estes meses de inverno, é muito solicitado que lhe paguem a botija do gás", exemplificou. A instituição também já acudiu "algumas pessoas que estavam sem luz há vários dias" por o serviço lhe ter sido cortado devido a falta de pagamento.
Um dos elementos da Juvebombeiro, que organizou a campanha de solidariedade, Pedro Santo, considerou que "o saldo é bastante positivo".
A ideia inicial era fazer esta campanha para o Natal, mas, como já não foram a tempo, acabaram por contribuir para melhorar a Páscoa de várias famílias transmontanas.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário