Mais de 2700 trutas foram ontem lançadas na albufeira da Serra Serrada, em pleno Parque Natural de Montesinho.
Esta área de pesca está concessionada à Associação de Caça e Pesca Amigos de Montesinho, que reforçou a quantidade de peixe na albufeira.
António Coelho, técnico responsável pela cinegética e pesca na área de Montesinho, garante que as espécies utilizadas no repovoamento são características da região. “Isto faz parte do plano de ordenamento da albufeira da Serra Serrada em termos piscícolas.
Temos uma concessão e é o reforço daquilo que é o potencial desta área. Tentamos preservar aquilo que é autóctone. É a truta fário, que é a nossa truta, e é a única com que se pode repovoar.
É o próprio Estado que fabrica esta truta, com as normas de segurança e higiene que são necessárias para esta área protegida. E assim acautelamos também os interesses dos pescadores”, realça o responsável.
As trutas vieram dos viveiros do Marão, tendo em conta que os viveiros do Baceiro e de Prado Novo, no distrito de Bragança, foram desactivados.
O presidente da Associação de Caça e Pesca Amigos de Montesinho, Norberto Garcia, não tem dúvidas de que este repovoamento vai contribuir para que venham mais pescadores a Montesinho. “Nós estamos numa área abrangida pelo parque e como tal só podemos abrir a pesca dia 31. Daí que nós já queríamos ter feito antes o repovoamento, mas tal não foi possível. Mas com esta água gelada penso que elas se vão habituar e de certeza que vai ser um ano com muito êxito tanto para os pescadores espanhóis que procuram muito este local, como para os pescadores do concelho.
Toda a gente que venha aqui é bem recebida”, garante Norberto Garcia. As taxas de pesca nesta zona oscilam entre um euro e meio e os cinco euros. Norberto Garcia lembra que estes valores já se mantém há décadas e pede ao Governo que actualize as taxas para que as associações possam garantir os repovoamentos adequados. “As taxas deviam ser actualizadas para haver mais pesca.
Aqui temos que gerir muito bem os pequenos recursos que temos, porque isto não é para ganhar dinheiro, mas também não poderá ser para perder”, realça o presidente da associação.
Mais 2700 trutas na barragem da Serra Serrada a cerca de três semanas da abertura da época de pesca naquela zona protegida.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário