Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Planalto em Movimento

Entre 13 e 14 de Julho de 2013, as aldeias de Adeganha, Estevais e Cardanha (Torre de Moncorvo) saem às ruas e aos campos juntas e prometem um verdadeiro “Planalto em Movimento”.
Morcegos, Pardais e Lagartos convidam-nos a subir a Fragada e a lançar-nos ao caminho para uma festa de verão, em torno das suas tradições, saberes e património locais.
Num outro tempo que ainda vive na memória dos mais velhos, esta estação trazia a azáfama da segada e malhada do cereal, momento marcante na existência das comunidades aldeãs, cuja recriação é o mote desta celebração partilhada.
Esta festa será também feita de outras actividades integradas num pequeno itinerário de visita às três aldeias vizinhas: passeios para disfrute do património histórico etnográfico e natural local; documentários e debates sobre as aldeias do planalto; oficinas didácticas destinadas a adultos e crianças em torno do cereal, da cerveja ao pão e biscoitos; oficinas de artefactos tradicionais; oficinas de apicultura; oficinas de costura criativa; divulgação de gastronomia e artesanato locais e regionais; e, como não podia deixar de haver numa festa, convívio animado em almoços, jantar, música e baile tradicionais.
É com espírito de proximidade entre gerações e de envolvência dos esforços e iniciativas dos habitantes e amigos das aldeias anfitriãs, que a parceria entre as Juntas de Freguesia de Adeganha e Cardanha e o Grupo Aldeia Viva, em conjunto com as entidades apoiantes, oferece aos locais e visitantes estes dois dias de cultura e animação, em plena Terra Quente trasmontana.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário