Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

100 ANOS DE VIDA - FRANCISCO MARIA PAULO

No dia 3 de Janeiro do ano de 2014 completou CEM ANOS de existência o Senhor FRANCISCO MARIA PAULO, nascido precisamente nesse dia, no Lugar da Poça, Freguesia de Tó, Concelho de Mogadouro, Distrito de Bragança.
Filho de gente humilde, educado no seio dessa mesma família humilde, também ele se resignou à humildade, à obediência, e ao trabalho desde muito cedo, tanto que nem teve tempo para frequentar qualquer estabelecimento de ensino, limitando-se a decorar algumas letras com que se formam as palavras.
Dedicou-se desde sempre à pastorícia por conta de outrem, guardando ovelhas, cujos lucros, quando os havia, era o sustento da família. 
Nos tempos vagos dedicava-se ao trabalho duro do campo, aprendendo a dedelhar a guitarra portuguesa junto da lareira e á luz ténue da candeia, enquanto o serão se prolongava pela noite dentro.
Depois de casado, continuou com o mesmo ritmo de vida, tendo trabalhado também para a empresa Vasguedes, na construção da Barragem hidroeletrica de Bemposta até ao momento que uma trave de ferro lhe escorregou pela perna deixando-o incapacitado para o trabalho durante alguns meses e enquanto recuperou da fratura. Na vida social, sempre respeitou toda a gente, nunca criando conflitos, solidarizando-se com tudo o que acontecia de bom, lamentando aquilo que de mau acontecia. 
Muito embora nunca tivesse praticado qualquer ato que o destacasse dentro da sociedade, a verdade é que cumprindo os seus deveres cívicos e religiosos, respeitando as ideias dos demais, tem sido um exemplo de vida.
Foi casado com ELISA BALBINA MOURA, nascida a 8 de Abril de 1908, na Freguesia de Penas Roias, tendo vivido a partir dessa altura em Tó, em 
consequência do casamento.
Nasceu, cresceu e viveu sempre na aldeia de Tó, até á altura em que enviuvou, no ano de 1990, com 75 anos, data em que partiu para França, para junto de familiares, onde permaneceu até ao seu regresso a Portugal em 2012, sediando-se de novo na aldeia que o viu nascer, mas que dada a circunstancia da sua idade avançada, deu entrada numa Instituição de Solidariedade Social, na Freguesia de Outeiro, do Concelho de Bragança, uma vez que não se conseguiu lugar dentro do Concelho de Mogadouro, por falta de vagas. 
Encontra-se neste momento de perfeita saúde física, embora lhe pesem os anos, e mentalmente continua são. 
É pai de três filhos, dois dos quais se encontram no estrangeiro, sendo visitado constantemente pelo filho mais novo, que vive na aldeia onde o mesmo nasceu.

in:dodouro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário