terça-feira, 2 de setembro de 2014

IPB suspende mestrados com pouca procura

Quatro mestrados na área da formação de professores foram descontinuados na Escola Superior de Educação de Bragança

O Instituto Politécnico de Bragança suspendeu este ano quatro mestrados na área da formação de professores. Estas formações eram ministradas na Escola Superior de Educação (ESE) e registaram uma diminuição do número de alunos ano após ano.
Trata-se de mestrados que conferiam habilitações para o Ensino Básico, nomeadamente em Ensino de Educação Visual e Tecnológica, Ensino de Educação Musical, Ensino de Inglês e Espanhol e Ensino do 1.º Ciclo. 
Entretanto, o Ministério da Educação também alterou o funcionamento dos mestrados na área da docência, que vai entrar em vigor no próximo ano.
O presidente do IPB assegura que estes mestrados foram descontinuados já este ano a pensar no futuro da formação na instituição.
“Nos últimos anos não tinham tido a procura que tinham inicialmente, o mercado esgotou-se a este nível, e não nos pareceu sensato ter este encargo pecuniário com formações que teriam a duração de um de um ano e sobre a qual a história nos ensinava que não iam ter aqui apetência por parte dos alunos”, realça Sobrinho Teixeira. 
Nos próximos anos, as instituições vão ter que fazer ainda mais ajustamentos nos planos curriculares dos mestrados.

Legislação obriga a alterações

“O IPB fez este ano alguns ajustamentos e irá ter que fazer ajustamentos substanciais no próximo ano e nos anos seguintes. Muitos dos mestrados que existem vão ter agora um novo desenho curricular, em que vai ser dada uma maior valorização à componente científica, ou seja a componente pedagógica e das práticas pedagógicas continua, mas é introduzida também uma componente científica consoante as áreas dos mestrados”, explica o presidente do IPB. 
Estas alterações vão implicar, ainda, o aumento da duração dos próprios mestrados. “Há um aumento no número de créditos. Ou seja, os mestrados que tinham a duração de um ano passam a ter a duração de um ano e meio e aqueles que já tinham a duração de um ano e meio, passam para dois anos”, reforça a sub-directora da ESEB, Cristina Martins.
Mudanças nos planos curriculares dos mestrados e também nas licenciaturas na área da formação de professores que vão entrar em vigor no ano lectivo 2015/2016. “Isto obriga as instituições a iniciar o mais breve possível todo o processo de adaptação”, assegura o director da ESE, António Ribeiro Alves.
Apesar da suspensão destes quatro mestrados, a Escola Superior de Educação de Bragança ainda oferece seis mestrados na área da formação de professores.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário