Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Túnel reduz 40% dos custos na passagem do Marão a empresa Sousacamp

A maior empresa transmontana do distrito de Bragança, que produz cogumelos, garante que o novo túnel vai baixar os encargos com o transporte das mercadorias. Mas duvida que haja novos negócios.
A Sousacamp produz e distribui cogumelos no mercado nacional. Tem cerca de 80% de quota de mercado e é uma das três maiores, nesta área, na península ibérica. Tem mais de 500 empregados e várias empresas em Portugal e Espanha. Os dois principais centros estão em Benlhevai, no concelho de Vila Flor, Bragança e o outro em Paredes, Porto. Entre eles existe um fluxo diário constante de camiões e mercadorias.

Até agora, o Marão era uma passagem com muitos custos. A partir de domingo, o túnel vem aliviar muitos encargos da empresa. "O grupo Sousacamp transporta, em Portugal cerca de 500 toneladas de produto, semanalmente. Um terço desse produto passa impreterivelmente pelo Marão. É um tráfego diário considerável. Temos uma frota de cerca de 20 camiões e estes funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana", diz Frederico Branco, administrador da Sousacamp.

A abertura do túnel vem alterar positivamente estes transportes, acrescenta. "Reduz o tempo de viagem e reduz o consumo do combustível. Estimamos menos dois quintos de consumo".

Uma redução de cerca de 40% em cada passagem. O engenheiro da empresa transmontana de cogumelos afirma também que assim não custa pagar os cerca de 5 euros da portagem, para pesados.

"Para nós não se transforma em algo oneroso mas sim uma redução no valor global de custos. Para lá do desgaste de material que pressupõe a subida e a descida do Marão há também o consumo acrescido de gasóleo", lembra.

Frederico Branco diz também que a infraestrutura chega atrasada cerca de "20 anos" mas ainda a tempo de ajudar os agentes comerciais, de um e outro lado da serra. Já não está tão certo de que possam aparecer novos negócios: "Não só para nós enquanto empresa mas para todas as pessoas que têm ou que fazem negócios com a região. Que isso promova negócios novos, não sei".

Certeza para a Sousacamp é a de que o túnel reduzirá em cerca de 40 %, os custos de cada viagem que os camiões passem a fazer por ali.

Afonso de Sousa
TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário