Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de maio de 2016

1.º Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro

Os azeites ‘Magna Olea’ (Jerónimo Abreu e Lima), ‘Quinta da Romaneira’ (Sociedade Agrícola da Romaneira) e ‘Rosmaninho Cobrançosa’ (Cooperativa de Olivicultores de Valpaços) foram os grandes vencedores do 1.º ‘Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro’ (CAVTAD) ao conquistarem Ouro nas categorias “Azeite Frutado Maduro”, “Azeite Frutado Verde” e “Azeite Frutado Verde Intenso”, respectivamente.
O ‘Rosmaninho Cobrançosa’ foi ainda eleito o “Melhor Azeite de Cooperativa”, galardão que foi atribuído ao ‘Casa de Santo Amaro Prestige’ (Trás-os-Montes Prime, Lda.), mas como “Melhor Azeite de Quinta”.

As três categorias de azeite a concurso valeram a atribuição de medalhas de ouro (3), prata (5), bronze (3), bem como menções honrosas (26), havendo ainda lugar – como já referido – para duas distinções especiais para os melhores azeites “de Cooperativa” e “de Quinta”.

No total foram atribuídos 39 distinções e estiveram 68 azeites a concurso. A organização disponibilizou aos produtores as imagens das medalhas de ouro, prata e bronze para que sejam colocadas nos azeites premiados se assim o entenderem.

Uma prova superada, uma vez que foram quase setenta os azeites que estiveram à prova, de mais de uma dezena de jurados, nesta primeira edição do CAVTAD.

A competição decorreu nos dias 19 e 20 de Maio, no espaço da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, sendo que os premiados e os grandes vencedores foram anunciados no Domingo, dia 22 de Maio, durante o ‘Festival do Vinho do Douro Superior 2015’, certame que decorreu no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Coa pelo quinto ano consecutivo.

José Gouveia, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e grande especialista em azeites, presidiu ao júri do CAVTAD, acompanhado pela dupla de directores técnicos Francisco Pavão (da APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro) e José Alberto Pereira (da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança).

Nesta primeira edição, o júri integrou profissionais de referência na área da análise sensorial de azeites virgem, garantindo aos produtores da região uma oportunidade de excepção para mostrar o dinamismo e o potencial da sua actividade.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário