A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu nos dias 24 e 25 de Junho o II Encontro de História e Culturas Judaicas. A iniciativa surgiu com forma de promoção e divulgação do vasto património judaico existente no concelho e da aposta do Município no Turismo Judaico.
Durante os dois dias foram abordados e discutidos vários temas sobre o judaísmo, nomeadamente “Plantas na Bíblia e na Cultura Transmontana”, “apontamentos para a caracterização do Trás-os-Montes Judaico”, “Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano”, “José Álvares da Silva: Causas dos Terramotos e preocupações médicas contra os seus efeitos”, “Interações culturais-judaicocristãs na Idade Moderna”, “Aspetos da comunidade judaica portuguesa em Amesterdão: cemitério e sinagoga” e “ A voz de Deus – o julgamento dos profetas”.
No decorrer do encontro foram ainda apresentados dois livros, de autores moncorvenses, sobre a temática do judaísmo. “A Morte de Germano Trancoso” da autoria de José Mário Leite foi apresentado por Adília Fernandes e “ Na Rota dos Judeus – Celorico da Beira” de Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade, apresentado por António Castro.
De destacar a visita guiada, por António Júlio Andrade, à rota dos judeus de Moncorvo, com a teatralização de alguns momentos pelo Grupo Alma de Ferro Teatro. A Rota passou por locais como a sinagoga, rua nova, rua dos sapateiros, casa dos navarros, casa da inquisição, Praça Francisco Meireles, tríptico da Santa Parantela e a nível gastronómico pelas cobrideiras de amêndoa, que fabricam as conceituadas amêndoas cobertas de Torre de Moncorvo.
Existem muitas outras marcas da presença de judeus nas freguesias, como é o caso do Lagar da Cera de Felgueiras e várias inscrições nas ombreiras das portas, encontradas nas aldeias de Felgueiras, Açoreira, Adeganha e Castedo. O II Encontro de História e Cultura Judaicas encerrou com as palavras do Coordenador Científico, Professor Adriano Vasco Rodrigues e do VicePresidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Victor Moreira.
Victor Moreira referiu que “O município de Torre de Moncorvo quer afirmar-se no panorama da cultura judaica, seja na realização anual destes encontros, seja na concretização do centro de estudos judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, agora candidatado e já submetido ao programa 2020, seja na participação interventiva na Rede de Judiarias, que terá no dia 1 de Julho, em Castelo de Vide, uma assembleia para que os municípios que a constituem possam uniformizar a identificação da rede, passo importante para todo o projeto.” Como complemento, está patente no átrio da Biblioteca Municipal a exposição “Vestes da Fé”, da coleção de Arnaldo Silva constituída por paramentos dos séculos XVIII e XIX.
Nota de Imprensa - Luciana Raimundo
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário