Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de março de 2017

“D. Dinis: Ferro e Ferrarias no Seu Tempo” é o tema da edição deste ano da Feira Medieval de Torre de Moncorvo

De 31 de Março a 2 de Abril Torre de Moncorvo regressa à idade média e ao reinado de D. Dinis com o tema ferro e ferrarias no seu tempo.
Nesta edição, a novidade é a recriação do quotidiano das ferrarias, onde serão visíveis alguns quadros fundamentais como o transporte de minério, a britagem com maço e picalhão, a redução e 

fundição do ferro e o forjamento do mesmo. Além do ciclo do ferro será retratado um mercado do ferro, onde haverá algumas forjas a trabalhar. Neste espaço não faltarão vendedores e mercadores, a recriação de uma foia e uma estalagem que darão maior vivacidade a este mercado do ferro.

Dentro deste tema realizar-se-á também uma procissão que percorrerá o espaço da feira com oferendas a Santa Bárbara, também conhecida como a padroeira dos mineiros. “Pelo Ferro Vivo, pelo Ferro Morro” e “ A Ferro e Fogo” serão os dois espetáculos em destaque, no decorrer na Feira Medieval de Torre de Moncorvo. 

Além da faceta mais boémia e lúdica que marcava a época medieval, nesta edição pretende-se dar a conhecer ao público o lado mais obscuro da Idade Média. Assim, serão espalhados pelo burgo gaiolas suspensas de ferro com prisioneiros, que cumprem desta forma a sua sentença pelos crimes cometidos.

À noite com a iluminação reduzida, serão ateados vários queimadores e o burgo viverá na penumbra que marcava esta época. Na viela da destilaria, rua escura e pouco asseada, pairam rameiras, que vendem o seu corpo, e larápios que despojam os transeuntes dos poucos pertences de que ainda dispõem. No bairro dos leprosos serão visíveis alguns doentes de lepra, discriminados e privados do convívio social por serem vistos como sinal de impureza ou pecado.

Destaque também para a participação de cerca de 30 alunos, no dia 31 de Março, de escolas de Zamora, Salamanca, Sendim, Palaçoulo, Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa, Vinhais, Vimioso, Sabugal e Freixo de Espada à Cinta, no âmbito do programa “Conociéndonos” do Agrupamento Territórial Duero-Douro.

Convidamos a população em geral e as pessoas que nos visitam a participar nesta iniciativa, deixando-se levar pelo ambiente vivido dentro das portas desta vila medieval e entrando em plena idade média, fazendo compras nos mercadores e artesãos existentes, usufruindo das tabernas e locais de repasto e assistindo às várias recriações históricas.

Nota de Imprensa - Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário