Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Poluição já é ameaça maior do que o ébola ou VIH

Os números do relatório divulgado esta segunda-feira pela Organização Mundial de Saúde são impressionantes: a poluição já mata mais do que vírus como o do ébola ou da sida, sendo responsável por uma em cada quatro mortes de crianças com menos de cinco anos.
© Rentsendorj Bazarsukh / Reute
Em todo o mundo, mais de 1,7 milhões de mortes infantis devem-se a causas ambientais, como poluição do ar ou água contaminada. Revelado esta segunda-feira, o relatório da OMS dá conta de uma nova investigação que descobriu que as causas mais comuns da mortalidade infantil - diarreia, malária e pneumonia - estão a ser exacerbadas pela poluição.

A OMS acredita mesmo que um quarto do total de óbitos em 2012 podia ter sido evitado com medidas sérias contra a poluição.

O relatório sublinha ainda o perigo dos ambientes poluídos para as mulheres grávidas, podendo aumentar significativamente as hipóteses de partos prematuros.

A exposição a químicos perigosos através do ar, da comida, da água e de produtos usados no dia-a-dia é associada a problemas de desenvolvimento cerebral, com o lixo eletrónico a ressaltar como uma ameaça para as capacidades cognitivas das crianças.

3 NÚMEROS DO RELATÓRIO:
- 570 mil crianças com menos de cinco anos morrem na sequência de infeções respiratórias atribuíveis à poluição ambiental e fumo passivo;

- 361 mil crianças com menos de cinco anos morrem com diarreia, por falta de acesso a água potável e higiene. 270 mil mortes no primeiro mês de vida podiam ser evitadas com acesso a água limpa e condições sanitárias;

- 200 mil mortes de crianças com menos de cinco anos, vítimas de malária, podia ser evitadas com medidas ambientais que reduzissem os locais de reprodução dos mosquitos;

Revista Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário