Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Macedo de Cavaleiros homenageia setor apícola

Depois da caça, o município de Macedo de Cavaleiros homenageia o setor apícola ao escolher uma rotunda da cidade para decorar a rigor.
Foi descerrada este sábado a placa da peça que arte urbana que agora preenche a rotunda junto ao Parque Municipal de Exposições da cidade.

É um dos produtos endógenos da região que é preciso acarinhar, afirma Duarte Moreno, o autarca local, que relembra que desde 2009 que a sede de concelho está registada como sendo a Capital Nacional da Apicultura.

É um produto que temos de acarinhar. É um complemento de rendimento que algumas pessoas têm, porque têm outras formas de subsistência. E é um complemento que faz muito bem à nossa sociedade, assim como economicamente.

Homenageamos o setor, porque há muitos anos que a Câmara Municipal registou esta marca, de Capital Nacional da Apicultura, e temos bastantes aqui. É uma homenagem não só aos apicultores do concelho, mas de todo o país e de todo o mundo.
Uma forma de retribuir à apicultura a visibilidade que a atividade deu ao território, considera Francisco Rogão, grão-mestre a Confraria do Mel, que no mesmo dia levou a cabo a sexta Sessão Capitular.

Francisco Rogão é também empresário no setor apícola, e explica que Macedo de Cavaleiros, enquanto Capital Nacional da Apicultura, colmatou uma falha que existia na formação. E por isso, em 8 anos já 20% dos apicultores do país vieram a Macedo.

E num território amplo, com espaço ainda para novos investimentos, o município poderá estar disponível para apoiar.

O mel que representará já cerca de 3 milhões de euros no mercado da região.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário