Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Receita de grelos doces

Uma sobremesa feita com grelos pode não parecer lógica, mas grelos doces é um prato tradicional do nordeste transmontano de que se foi perdendo a memória. Em Macedo de Cavaleiros, a receita foi relembrada por causa da Semana do Grelo, o festival gastronómico de nome malandreco que acontece por alturas do Carnaval.


Uma mesa feita à base de grelos

Nessa semana, os restaurantes aderentes usam os grelos das mais variadas formas e até sobremesas foram inventadas. O Festival do Grelo é já hoje um motivo para se ir a Terras de Cavaleiros por esta altura. O outro motivo é só a mais tradicional das festividades: os caretos de Podence.

Susana Santos, a cozinheira e proprietária do excelente Real Domus, aproveitou o desafio da edilidade e lembrou-se da sobremesa que lhe davam em casa, quando era miúda. De preparação muito simples e económica, os grelos doces são uma sobremesa diferente com que podemos surpreender os amigos. Aqui fica a receita:

Os grelos doces são uma receita tradicional

Ingredientes:

100 gramas de grelos

200 mililitros de leite

2 gemas

1 colher de farinha

Açúcar a gosto

Preparação:

Escolhe-se a zona mais tenra dos grelos, junto às folhas e lamina-se, e põem-se a cozer. Depois de cozinhados, escorre-se a água. Põe-se então em leite e junta-se-lhe açúcar a gosto. Deixa-se ferver e engrossa-se com uma colher de farinha. Mexe-se até ficar uniforme.

Tira-se do lume e acrescenta-se duas gemas de ovo, mexendo-se uma vez mais.

Pode ser polvilhado com canela.

Como se vê, é difícil ser mais fácil e económico. Os grelos doces são um prato “com que se adoçava a boca das crianças” no nordeste transmontano. Agora voltaram a ver a luz do dia graças à Semana do Grelo que pelo Carnaval é hoje já mais um motivo para se ir a Macedo de Cavaleiros. Na edição de 2017 aderiram já 12 restaurantes do concelho e os resultados são, por vezes, surpreendentes.


Jorge Montez (texto) 
Miguel Montez (imagem)
Portugal de les a les

Sem comentários:

Enviar um comentário