Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Sessão especializada em novas tecnologias para pequenas e médias empresas

Ontem, no Brigantia Ecopark, teve lugar uma formação para ajudar os gestores a criarem uma estratégia digital de sucesso.
Apenas 39% das empresas portuguesas estão no mundo digital. À semelhança do resto do país, o distrito brigantino tem mais de metade das empresas fora deste contexto. Para ajudar a mudar esta realidade, apoiando as pequenas e médias empresas do norte a construírem uma estratégia digital de sucesso para competirem no mercado global, surge o Norte Digital. O projecto arrancou no ano passado e põe no terreno uma iniciativa da Associação da Economia Digital. Esteve pela primeira vez, ontem, em Bragança. Segundo o coordenador do projecto, António Teixeira, o principal objectivo é sensibilizar as empresas a para a sua promoção:

“Cerca de 60% das empresas que estão aqui no distrito não têm qualquer presença digital, seguindo a tendência nacional. O principal esforço é sensibilizar, produzindo estudos para que as PME’s analisarem as tendências no mundo e em Portugal. Outra questão concreta, é que nestas sessões, nós trazemos especialistas que ensinam e formam os empresários sobre temas que desconhecem, ou seja, descodificamos informação destinada a 50 empresas”, destacou António Teixeira.

António Teixeira avança ainda que estes são números preocupantes:

“Quase 60% não têm qualquer presença digital, nem no Google, não têm site ou uma conta numa rede social. E isto, em termos de consequências é gravíssimo porque numa economia digital quem não tem presença não existe. Uma empresa que actue na economia, tanto faz se é grande ou pequena, se se situa em Bragança ou no Porto”, continuou a explicar o coordenador do projecto.

Da área do storytelling, na estratégia de conteúdos online das marcas, João Miguel Lopes, defende que há um longo caminho a percorrer e que quem está no digital tem de criar estratégias consistentes.

“Ainda há um longo caminho a percorrer no mundo das empresas e no mundo do digital. As empresas limitam-se a ter as ferramentas básicas, mas que depois não trazem qualquer retorno em termos de sucesso, ou até mesmo no crescimento das suas vendas, ou da notoriedade das marcas que representam. O grande desafio para aquelas que já estão neste mercado é que a sua estratégia seja cada vez mais consistente.

A iniciativa incluiu ainda uma mesa redonda sobre as oportunidades de negócio digital no nordeste transmontano.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário