Ontem, no Brigantia Ecopark, teve lugar uma formação para ajudar os gestores a criarem uma estratégia digital de sucesso.
Apenas 39% das empresas portuguesas estão no mundo digital. À semelhança do resto do país, o distrito brigantino tem mais de metade das empresas fora deste contexto. Para ajudar a mudar esta realidade, apoiando as pequenas e médias empresas do norte a construírem uma estratégia digital de sucesso para competirem no mercado global, surge o Norte Digital. O projecto arrancou no ano passado e põe no terreno uma iniciativa da Associação da Economia Digital. Esteve pela primeira vez, ontem, em Bragança. Segundo o coordenador do projecto, António Teixeira, o principal objectivo é sensibilizar as empresas a para a sua promoção:
“Cerca de 60% das empresas que estão aqui no distrito não têm qualquer presença digital, seguindo a tendência nacional. O principal esforço é sensibilizar, produzindo estudos para que as PME’s analisarem as tendências no mundo e em Portugal. Outra questão concreta, é que nestas sessões, nós trazemos especialistas que ensinam e formam os empresários sobre temas que desconhecem, ou seja, descodificamos informação destinada a 50 empresas”, destacou António Teixeira.
António Teixeira avança ainda que estes são números preocupantes:
“Quase 60% não têm qualquer presença digital, nem no Google, não têm site ou uma conta numa rede social. E isto, em termos de consequências é gravíssimo porque numa economia digital quem não tem presença não existe. Uma empresa que actue na economia, tanto faz se é grande ou pequena, se se situa em Bragança ou no Porto”, continuou a explicar o coordenador do projecto.
Da área do storytelling, na estratégia de conteúdos online das marcas, João Miguel Lopes, defende que há um longo caminho a percorrer e que quem está no digital tem de criar estratégias consistentes.
“Ainda há um longo caminho a percorrer no mundo das empresas e no mundo do digital. As empresas limitam-se a ter as ferramentas básicas, mas que depois não trazem qualquer retorno em termos de sucesso, ou até mesmo no crescimento das suas vendas, ou da notoriedade das marcas que representam. O grande desafio para aquelas que já estão neste mercado é que a sua estratégia seja cada vez mais consistente.
A iniciativa incluiu ainda uma mesa redonda sobre as oportunidades de negócio digital no nordeste transmontano.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário