Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Orçamento municipal de Alfândega cresce meio milhão por causa de obras

O orçamento do município de Alfândega da Fé para este ano é de cerca 10 milhões de euros, registando um aumento de meio milhão, relativamente ao ano anterior.
Berta Nunes, presidente do município alfandeguense, salienta que este crescimento se deve a um grande número de obras que vão ser executadas este ano. "Temos um orçamento de cerca de 10 milhões, é um pouco mais e é um orçamento grande, comparativamente com anos anteriores e é assim porque este ano prevemos executar mais obras que são financiadas pelos fundos comunitários e isso é que leva a este aumento. Normalmente, o nosso orçamento é de sete a oito milhões anuais. Este ano, excepcionalmente é superior a 10 milhões", contou a autarca. 

As obras serão a construção da escola EB 2, a fase de revitalização urbana, a zona industrial e a eficiência energética. Devido ao programa de assistência financeira que o município de Alfândega da Fé está inserido, o FAM (Fundo de Apoio Municipal) apenas o IMI sofreu uma redução, como explica a autarca. "Estamos ainda no Fundo de Apoio Municipal e temos um plano de ajustamento que temos de cumprir. Está bem definido como vamos arrecadar as receitas municipais, ou seja, vamos aplicar as taxas máximas e foi isso que fizemos, com excepção do IMI em que foi possível fazer uma redução, mas já no ano passado, porque o orçamento de estado assim o permitiu. Em vez de ser 0,50 vamos cobrar 0,45. Tirando o IMI, temos depois a derrama que mantém o mesmo valor do ano passado e o IRS".

O orçamento do ano passado foi de 9,5 milhões de euros. A dívida do município neste momento é de 17 milhões de euros, tendo a autarquia de Alfândega da Fé reduzido um milhão, relativamente ao ano passado. O orçamento para 2019 foi aprovado, com a abstenção da bancada PSD/CDS e sem votos contra.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário