Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Bandeira azul da praia fluvial de Mirandela retirada provisoriamente

Três semanas depois de ter sido hasteada, pela primeira vez, a bandeira azul na praia fluvial Dr. José Gama, em Mirandela, foi arriada.
A retirada aconteceu, na passada sexta-feira, precisamente no dia em que começou a funcionar, nas imediações da praia fluvial, o parque de diversões das festas da cidade, que vai ficar por lá até ao dia 4 de Agosto.

O vereador do Município de Mirandela, José Miguel Cunha, diz que a retirada da bandeira é provisória e que já estava prevista, precisamente devido à enorme concentração de pessoas durante o período festivo, dado que, adianta o vereador, não seria possível garantir os níveis de excelência exigidos naquele perímetro da praia. Pelo que a bandeira será novamente hasteada logo a seguir às festas, acrescenta.

“Esta questão da bandeira azul está dentro da normalidade, mas já tínhamos falado, quando foi efectuada a candidatura, que na altura da festa, com muito movimento e muitas coisas fora do normal, não conseguiríamos controlar nem garantir a praia com níveis de excelência, faria sentido arriar a bandeira durante esse período e só retomar dois ou três dias depois da festa acabar quando voltar tudo ao normal. Foi o que fizemos”, explica o vereador.

José Miguel Cunha garante que esta é a única razão para a retirada da bandeira, provisoriamente, desmentindo que fique a dever-se a resultados negativos da qualidade da água, da última análise efetuada

“Não temos nenhum problema com a água, porque se houvesse também tínhamos de interditar os banhos, como aconteceu no rio Rabaçal recentemente. Ainda esta semana fizemos [análises] e deu tudo excelente”, diz.

Os resultados da última análise da água, que estão afixados na praia fluvial, datam de 16 de Julho e dão conta de um aumento de um dos itens analisados, comparativamente aos resultados de 2 de Julho, mas ainda dentro do intervalo que classifica a água de excelente qualidade.

A APA, Agência de Proteção do Ambiente, é a responsável pela realização periódica das análises à água da praia fluvial e numa nota escrita, dá conta que “estão reunidas as condições para a bandeira azul continuar hasteada”.

Fica a promessa da autarquia de que a bandeira azul será novamente hasteada após o final das festividades, que acontece a 4 de Agosto. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário