Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Aprovada a Declaração de Impacto Ambiental para estrada Vimioso/Carção

A Declaração de Impacto Ambiental (DIA) para a construção da ligação rodoviária entre Vimioso e Carção, numa extensão de três quilómetros, foi “aprovada com condicionantes", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
"A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) aprovou a DIA com condicionantes para a ligação Vimioso-Carção. Eu não conheço nenhuma DIA que não tivesse condicionantes. O que temos a registar, em primeiro lugar, é uma satisfação enorme, porque isto permite imediatamente avançar para o projeto de execução, mesmo com essas condicionantes", disse à Lusa o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

Segundo o autarca, a futura ligação rodoviária da Estrada Nacional (EN) EN218, com três quilómetros de extensão, inclui uma ponte sobre o rio Maçãs com uma altura de 130 metros e respetivos acessos, e ronda os 20 milhões de euros, permitindo ligar o concelho de Vimioso à Autoestrada Transmontana (A4) e à capital de distrito, Bragança.

"Para já, não são as questões ambientais que vão obstaculizar a elaboração do projeto de execução da obra. Trata-se de uma excelente notícia, não só para o concelho de Vimioso, em particular, mas igualmente para todo o distrito de Bragança", vincou o autarca social-democrata.

O concelho de Vimioso já reclama uma ligação "segura e rápida" com a capital de distrito pelo menos desde os finais da década de 80 do século XX, numa via que pode servir igualmente os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta.

"Nunca tínhamos conseguido chegar a esta fase, ou seja, a aprovação da DIA, mesmo com as tais condicionantes. Agora nada é impeditivo de avançar com a obra", sublinhou Jorge Fidalgo.

Para o autarca de Vimioso, isto é a resolução de uma injustiça que já leva algumas décadas e que vai permitir um melhor desenvolvimento do concelho a vários níveis, a melhorias das ligações viárias neste território.

"Estou convencido que a Infraestruturas de Portugal (IP) mandará o projetista avançar com o projeto de execução, que terá de ser novamente analisado para ver se corresponde as condicionantes que são apontadas na DIA. A partir daqui, é só avançar com a obra e haver vontade política para o efeito. A fase mais exigente está ultrapassada", disse Jorge Fidalgo.

O autarca prevê que até meados de 2020 o projeto de execução esteja "completamente aprovado", para que o próximo governo possa "ainda durante o ano de 2020 lançar o concurso da empreitada".

Atualmente, o percurso que liga Vimioso a Bragança pela EN218 é sinuoso.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário