Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Mogadouro presta homenagem à mulher transmontana

A vila de Mogadouro, no distrito de Bragança, vai homenagear a mulher transmontana durante a edição de 2019 do Festival Terra Transmontana (FTT), que decorre na zona histórica daquela vila entre os dias 12 e 14 de julho.
"A mulher transmontana, que sempre teve características únicas e uma grande responsabilidade no seio da família, do trabalho e da comunidade. Daí que, este ano, decidimos prestar esta homenagem a todas as mulheres, e em particular à transmontana, no FTT", explicou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

O FTT tem uma particularidade única, já que se realiza no centro histórico da vila, junto ao velho castelo Templário da localidade, onde os visitantes marcam encontro com a história e as tradições seculares deste território.

"O Festival Terra Transmontana refere-se, também, a um evento que proporciona a vivência e a experiência do património cultural do nordeste transmontano, viajando pela nossa tradição", vincou o autarca.

Com uma forte componente lúdica, proporciona o contacto com a natureza, com as ritualidades, a música folk, a gastronomia, as artes e ofícios e as demais expressividades poético-culturais que caracterizam esta região do Nordeste Transmontano, recuando também até contextos medievais com uma mostra de usos e costumes da época.

"Com este festival. vamos fazer uma sentida homenagem à mulher da transmontana, juntado a cultura a e tradição através de uma vasto programa dedicados aos visitantes", enfatizou.

Que visitar Mogadouro terá parque de campismo e piscinas gratuitas.

Com esta inicitiva pretende-se também proporcionar oportunidades de mostra e comercialização de produtos locais, com diversas tendas e bancas de expositores, numa zona da vila que vai perdendo habitantes.

"Os expositores (incluindo a totalidade da equipa de trabalho) deverão possuir indumentária características da época e do tema anual do Festival Terra Transmontana, assim como os elementos decorativos do espaço. Não serão permitidos elementos decorativos ou vestes que não sejam de foro tradicional", pode ler-se no regulamento do FTT.

Durante o FTT os moradores da zona histórica da vila de Mogadouro abrem as portas das suas casas transformando-as em "verdadeiros" espaço gastronómicos.

A música dos Velha Gaiteira e Coletivo Foice abrem o festival no dia 12. Já no dia 14 sobem ao palco Uxucalhos e Terra Livre.

O domingo fica reservado para os gaiteiros tradicionais e para o desfile etnográfico, com figurantes vestidos è de acordo com o tema proposto para a edição deste do FTT.

Pelo meio haverá animação de rua com gaiteiros, teatro de marionetas, jogos tradicionais, palhaços e a companhia Maribondo.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário