Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Município de Bragança já adoptou procedimentos aconselhados pelo Tribunal de Contas para financiar bombeiros

Na sequência da divulgação das conclusões da auditoria realizada, pelo Tribunal de Contas, à Câmara de Bragança, relativamente ao financiamento das corporações de bombeiros, o presidente do município convocou uma conferência de imprensa.
Hernâni Dias esclarece que a câmara municipal já adoptou os procedimentos aconselhados no relatório.

“Para o ano 2019, procedemos já à elaboração do protocolo de cooperação com as associações humanitárias, em conformidade com as recomendações do Tribunal de Contas, com base em critérios objectivos de financiamento pré-definidos, assim como métodos de controlo que envolvam a monitorização e confirmação da adequada aplicação dos recurso financeiros afectos aos protocolos”, assegurou.

Relativamente à eventual sobreposição de apoios às corporações de bombeiros do concelho, por parte da Autoridade Nacional Protecção Civil (ANPC) e do Município, o autarca diz não ter conhecimento do valor que a protecção Civil transfere para os bombeiros.

“Falta legislação que determine exactamente o que a ANPC transfere para os bombeiros, O município não sabe quais são os valores que são transferidos pela ANPC ninguém nos transmite isso. A ANPC nunca enviou para o município qualquer documento que diz “nós financiámos aqui nesta parte, por isso não financiem o que nos compete”. Uma das conclusões do relatório é precisamente essa, não havendo legislação específica que determine os montantes a serem transferidas, o município faz o que lhe compete para que o socorro seja garantido”, afirmou.

Os 800 mil euros correspondentes aos anos 2015 a 2017 integram a comparticipação do município para garantir a assistência ao aeródromo de Bragança, que ascende 100 mil euros.

Um valor, que segundo o autarca, deveria ser garantido pelo Estado, uma vez que é um serviço de âmbito nacional.

O município anuncia, assim, que o financiamento às corporações de bombeiros de vai continuar para garantir o serviço de socorro à população. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário