Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Câmaras de Bragança e Vinhais co-gestoras do Parque de Montesinho: protocolo assinado hoje

 Já é oficial: a gestão do Parque Natural de Montesinho está também a cargo das câmaras de Bragança e Vinhais, concelhos onde a área protegida está inserida.
O protocolo de co-gestão com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas foi assinado hoje. O autarca de Vinhais, Luís Fernandes, acredita que a partir de agora haverá mais proximidade com os habitantes e serão mudadas algumas normas.

“Acreditamos que seja possível, porque se não for assim não vale a apena estarmos aqui a assinar protocolos, porque isso não resolve. O que resolve é que sejam tomadas medidas no sentido de ajudar as populações. Esperamos que seja possível nós, presidentes de câmara, termos poder de decisão”, referiu.

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, defende que o Parque Natural de Montesinho deve voltar a ter um director que esteja próximo das pessoas que moram nesta área protegida, já que os presidentes de câmara não substituem o trabalho de um director.

“Independentemente daquilo que foi dito de que a partir de agora não há um director, há supostamente três directores, que são os dois presidentes de câmara e a directora regional o ICNF, isso não substitui o director”, afirmou, acrescentando que o “declínio do parque está ligado ao momento em deixou de ter director”.

Ainda assim, os autarcas não terão capacidade de decisão no que toca ao orçamento. Hernâni Dias entende que o parque deve ter um orçamento próprio, caso contrário continuará a não haver desenvolvimento nestes territórios.

“O parque natural tem que obrigatoriamente ter um orçamento próprio sob pena de pouca coisa se conseguir fazer”.

Na cerimónia esteve o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território. João Catarino referiu que um director não faz sentido neste modelo de co-gestão, mas adiantou que será feita uma revisão ao plano de ordenamento:

“Vamos iniciar a revisão do plano de ordenamento, obviamente que as autarquias também estarão presentes nessa revisão, e terá algumas alterações”, referiu.

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, será o presidente desta co-gestão do Parque Natural de Montesinho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário